A Burguesia
Por: franfontynn • 20/8/2016 • Dissertação • 305 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
A burguesia precisava reafirmar seu poder sócio político, retirando o trabalhador do campo que sabia apenas lidar com a lavoura, e os leva para a cidade para trabalhar nas novas industrias, com uso de novas tecnologias e máquinas.
“Esse processo que configura a “pré-história do capitalismo” (Marx) se inicia na Inglaterra, entre o último terço do século XV e o início do século XVI, consistido na pura e simples expropriação dos camponeses de suas terras, objetivando transformá-las, majoritariamente, em pastagens para ovelhas” (SOARES, P.31).
A Europa central passa por um processo de mudança para se produzir meios de subsistência deixando de lado a agricultura como único meio de produção e partindo em busca da industrialização. Levando os trabalhadores a crer que terão melhores condições de trabalho, moradia e salários dignos para a sua subsistência.
Não é o que acontece de fato, o trabalhador e expropriado da sua mão-de-obra, sem condições trabalho digno, sem moradia, saúde, alimentação adequada e em quantidades suficientes, salários baixíssimos, mulheres e crianças tendo que trabalhar em troca de um pedaço de pão.
“Casas superlotadas, sujas e em mau estado, roupas esfarrapadas e reclamações frequentes sobre a comida insatisfatória, tanto na qualidade como na quantidade[...]” (Huberman, 1976, p.127)
A transformação do imenso contingente de lavradores expropriados em trabalhadores assalariados não foi fácil. Entre outras razões, por traços da cultura que determinam ritmos e disciplinas bastante diferentes entre o trabalho agrícola e o das manufaturas nascentes. Assim sendo as “escolhas” desses sujeitos incluíam, além do assalariamento, a mendicância, a “vadiagem” o mesmo a ladroagem, largamente utilizadas como formas de resistência às novas relações sociais emergentes.
Com o êxodo rural, mão-de-obra barata, maior lucro e produção, junta-se ai poucas vagas de trabalho, faz surgir um exército industrial de reserva, levando
...