A CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Por: doralice03 • 5/3/2018 • Resenha • 501 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
A cada dia que passa o assistente social abrange relações sociais e políticas e seus projetos. Sendo assim, uma dominante influência nestas relações. O assistente social deve desenvolver um projeto político em seu trabalho para que os conhecimentos e habilidades de aperfeiçoamento durante sua jornada na formação buscando ser independente na sua pratica diária e desenvolver um bom trabalho, crítico e criativo sejam assegurados para que sejam cidadãos capazes de participar nas lutas pela transformação social, percebe-se que os profissionais a cada dia são mais cobrados.
São cobranças que derivam desde a eficácia do seu trabalho ate no desenvolvimento de projetos sociais esses que visa o interesse do bem comum de uma comunidade, bem como exigências quanto ao seu desenvolvimento do tema, problema, objetivos e hipóteses a serem apontadas a uma definição que chegue a um resultado mais sólida e representada por títulos acadêmicos. Desse cenário, nascem propostas que precisam ser documentadas, somos convidados a colocar em pratica o desenvolver de projetos que alem de executar que sua analise seja feita analisando assim se foi positivo seu preparo teórico. Para Iamamoto (2007, p. 416) explicita essa tensão, afirmando sobre o
Projeto profissional, que afirma o assistente social como um ser prático-social dotado de liberdade e teleologia, capaz de realizar projeções e buscar implementá-las na vida social; e a condição de trabalhador assalariado, cujas ações são submetidas ao poder dos empregadores e determinadas por condições externas aos indivíduos singulares, às quais socialmente forjadas a subordinar-se, ainda que coletivamente possam rebelar-se
Outra visão teoria sustenta que, no foco das averiguações dos projetos, encontra-se como questão-chave a necessidade do profissional desempenhar uma atividade profissional ao mesmo tempo teórica quanto à prática, visto que:
A profissão de assistente social combina sistematicamente elementos teóricos com situações práticas reais. É difícil pensar na possibilidade de trabalho fora de uma situação concreta e de uma realidade definida. Por essa razão, a ênfase na prática como atividade é um dos aspectos centrais a ser considerado, com conseqüências decisivas para um bom trabalho.
Diante destas discussões, a profissão docente abrange singularidades que a diferencia dos demais profissionais, ou seja, não é suficiente apenas carregar um título acadêmico, é preciso dedicação, degrau que não se alcança apenas pelo simples querer-ser, mas que só estará disponível quando há compromisso deste profissional consigo mesmo, sob uma ação pautada pela ética e pelo compromisso de crescer tanto no plano profissional quanto pessoal.
Compreender a identidade profissional do assistente está diretamente ligada à interpretação social da sua profissão e que o mesmo busque trazer a pesquisa como fonte de estratégia. Assim, se considera que os movimentos sociais têm essência à relação com os projetos a ser desenvolvido, é preciso entender que a escola não é um espaço aleatório, portanto, um cenário onde a objetividade se faça presente. Isso implica em dizer, que esta instituição tem uma função específica dentro da sociedade em que se encontra inserida.
...