A CONFERÊNCIA RIO 92
Por: Aniita • 27/8/2015 • Relatório de pesquisa • 333 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
Como a RIO 92 foi organizada e quais os principais resultado advindos desse evento?
A RIO 92 foi a Segunda Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano. Foi realizada em 1992, no Rio de Janeiro e teve como objeto principal de discussão o desenvolvimento sustentável e como reverter o atual processo de degradação ambiental.
Esta foi a maior reunião de chefes de Estado da história da humanidade, com a presença de aproximadamente 117 governantes de países em busca de soluções para o desenvolvimento sustentável.
Foram criadas diversas convenções, acordos e protocolos durante a RIO 92, sendo a Agenda 21 considerada mais importante, pois as nações se comprometiam em adotar métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
Após 15 anos foi articulado o Protocolo de Kyoto numa reunião das nações da Convenção do Clima, firmada durante a RIO 92.
Além da Agenda 21, também foram firmados outros acordos para o desenvolvimento da sustentabilidade, como a Convenção do Clima (documento que propôs a diminuição das emissões de gás carbônico) e Convenção da Biodiversidade (acordo que tem como meta a proteção das espécies vivas do planeta).
Qual a importância e em que contexto aconteceu a ECO 72 (Estocolmo)?
Por muito tempo acreditou-se que o meio ambiente era uma fonte inesgotável e a relação do homem com a natureza era desigual De um lado o ser humano tentando satisfazer seus objetivos de conforto e consumo; do outro, a natureza sendo a fonte principal para as ações humanas. Em 1972, foi realizada a Conferência de Estocolmo com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras. Esta conferência foi a primeira atitude mundial a tentar preservar o meio ambiente e foi de extrema importância para controlar o uso dos recursos naturais pelo homem, e alertar que grande parte destes recursos além de não serem renováveis, quando removidos de forma desenfreada, causam danos irreversíveis na natureza, gerando consequências paras as futuras gerações.
...