A Caracterização do Espaço Socioinstitucional
Por: vandaecledison • 15/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.398 Palavras (6 Páginas) • 890 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
VANDA SUELY DOS SANTOS SILVA
Caracterização do Espaço Socioinstitucional
Castanhal-PA 2015
VANDA SUELY DOS SANTOS SILVA
Caracterização do Espaço Socioinstitucional
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Instrumentalidade em Serviço Social; Movimentos Sociais; Políticas Setoriais Contemporâneas; Pesquisa Social e Oficina de Formação
Prof. Amanda Boza, Maria Angela Santini, Maria Lucimar Pereira, Rodrigo Zambon
Castanhal-PA 2015
SUMÁRIO
1- Contextualização histórica da instituição em que está estagiando.
2- Objetivo institucional
3- Âmbito Institucional
INTRODUÇÃO
Esse relatório tem como principal objetivo descrever um pouco sobre a Secretária Municipal de Saúde e da Diretória de Regulação Controle e Avaliação onde eu realizei o meu estágio obrigatório supervisionado referente ao 4º semestre. Que foi realizado do dia 1º de Abril a 08 de Maio das 08 hs as 14 hs.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANTA IZABEL DO PARÁ
A Secretária Municipal de Saúde de Santa Izabel do Pará, tem como secretário de Saúde o Doutor Mario Oscar.
A Secretária Municipal de Saúde de Santa Izabel do Pará tem como objetivos: Planejar, organizar, controlar e avaliar as ações do município, organizando o SUS no âmbito municipal, viabilizar o desenvolvimento de ações de Saúde através unidades estatais ou privadas, priorizando as entidades filantrópicas, visando a promover o atendimento integral à saúde da população nos níveis: Atenção Primária; Secundaria; Terciária e Vigilância em Saúde, participar na constituição do SUS, de forma integrada e harmônica com os demais sistemas municipais.
A Secretaria Municipal de Saúde tem por atribuições:
Manter integrados ao SUS os órgãos de saúde existentes no município, coordenar o planejamento das ações de saúde individual, coletiva e ambiental, acompanhar permanentemente as ações e atividades dos serviços de saúde integrantes ao SUS, assessorar tecnicamente os serviços de saúde existente no município, promover a organização da atenção primária no município, implantar e/ou implementar as Estratégias de Saúde da Família no município, orientar e acompanhar os serviços de saúde nos cumprimentos das normas técnicas de conformidade com as diretrizes do SUS, implantar a articulação intersetorial que permita a consolidação do SUS, a promoção da saúde e a melhoria na qualidade de vida das pessoas; coordenar a avaliação do impacto das políticas de saúde sobre as condições de saúde da população, avaliar conjuntamente com o Conselho Municipal de Saúde a organização e funcionamento do Sistema Municipal de Saúde, apoiar técnica-administrativamente o Conselho Municipal de Saúde e as Conferências Municipais de Saúde, o estudo e a elaboração das políticas públicas municipais relativas à saúde, planejar as ações para detecção dos problemas de saúde do Município e a proposição das medidas para a prevenção e solução dos mesmos, o planejamento, a organização, o controle e a avaliação das ações e dos serviços de saúde de competência do Município, o gerenciamento e coordenação das ações do Sistema Único de Saúde no Município e a gestão do Fundo Municipal de Saúde, a execução de programa de ação preventiva, de educação sanitária e de vacinação, a administração e a supervisão das unidades de saúde, sob responsabilidade do Município, o encaminhamento de pacientes para tratamento em outros Municípios (referenciados), as atividades de vigilância sanitária para assegurar o cumprimento da legislação sanitária em vigor, acompanhar a fiscalização dos prédios para fins de licenças sanitárias e habite-se a serem concedidos;, a negociação e implementação de convênios com órgãos públicos e privados para implementar os programas e projetos de saúde, articular com as demais entidades municipais visando a promoção, prevenção da saúde coletiva e individual, fomentar junto ao Ministério da Saúde recursos através de projetos para investimento na saúde da população.
NN
LLBB
A
DIRETORIA DE REGULAÇÃO, CONTROLE, AVALIAÇÃO E AUDITORIA
OBJETIVO:
Planejar, orientar, controlar e avaliar a coleta e análise de informações, elaboração e realização de programas e serviços de saúde, análise de contas.
Compete a Diretoria de Controle, Avaliação e Auditoria:
- Controlar a execução e atualizar o Plano Municipal de Saúde.
- Verificar o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Municipal de Saúde.
- Efetuar ajustes no Plano Municipal de Saúde, conforme alterações de prioridades.
4. Elaborar plano de saúde em conjunto com as demais ações da Secretaria e de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Municipal de Saúde e Assessoria Técnica.
5. Controlar a execução das atividades de supervisão e avaliação dos serviços de saúde.
6. Elaborar relatórios para subsidiar as análises de exeqüibilidade e viabilidade das ações propostas no âmbito das estratégias políticas, administrativas, técnicas e operacionais.
7. Controlar os contratos de prestação de serviços, previstos pelo Sistema Único de Saúde - SUS, no âmbito do Município.
8. Controlar a elaboração de relatórios de caráter epidemiológico e implantação de programas de saúde.
9. Organizar e coordenar o sistema de informações em saúde.
10. Realizar pesquisas e estudos na área de saúde.
...