A Comunicação e Expressão
Por: ingridsantosdh19 • 28/8/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 1.047 Palavras (5 Páginas) • 91 Visualizações
NOTA: | |
VALOR: | 16 |
DATA: 18/06/2018 |
ICA 2 – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Este ICA 2 será feito em duas partes. Antes de começar a fazê-lo, estude a Aula 1 da Unidade 3 sobre Gêneros Textuais, especialmente os tópicos que tratam de esquema e resumo.
A partir da Leitura do texto “Nem tudo que parece é: entenda o que é plágio”, disponibilizado na seção Materiais Complementares da Sala Virtual, elabore:
- O Esquema do texto (ver modelo apresentado na Aula 1 da Unidade 3) – 6 pontos
- A partir do esquema, elabore um resumo do texto (ver modelo apresentado na Aula 1 da Unidade 3) – 10 pontos
Este ICA 2 poderá ser feito em grupos de até quatro alunos. Ao montar os grupos, verifiquem se os alunos são todos da mesma professora.
Aproveitem as páginas a seguir para redigirem o trabalho de vocês.
O trabalho deve ser digitado em fonte ARIAL 12, entrelinhas 1,5, texto justificado.
Em hipótese alguma será aceito trabalho copiado da internet ou de outros colegas. Em casos de trabalhos iguais, todos receberão nota zero.
Boa atividade!
Profa. Geraldina M
Profa. Lílian M
Profa. Thaíse V
Aluno(as): ;
Professora:
ICA 2 – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Parte 1 - Esquema
Texto: Nem tudo que parece é: entenda o que é plágio. COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE CASOS DE AUTORIA Autores: Guilherme Nery; Ana Paula Bragaglia; Flávia Clemente; Suzana Barbosa. (Referência)
Entenda o que é Plágio
- Violação dos direitos autorais quando se usa uma ideia, texto, livros ou da Internet, conceitos ou frases sem dar o devido crédito ao autor original.
- Três tipos de plágios:
1- Integral - Copiar e colar, palavra por palavra, um trabalho inteiro, sem citar a fonte original.
2- Parcial - Cópia de pedaços de textos diversos, sem citar a fonte original.
3- Conceitual - Utilizar ideias de outro autor escrevendo de outra forma, sem citar a fonte original.
- É considerado um crime com implicações cíveis e penais.
Licenças creative commons
- Sistema alternativo de obras protegidas, que permite ao criador de uma obra decidir quais os direitos que pretende reservar para si, enquanto autoriza o público a trabalhar com base nas suas ideias.
- Tipos:
- Atribuição (by) - Permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas.
- Atribuição (by-sa) - Permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas ainda que para fins comerciais, contanto que o crédito seja atribuído ao Autor e que essas obras sejam licenciadas sob os mesmos termos.
- Atribuição (by-nd) - Permite a redistribuição e o uso para fins comerciais e não comerciais, contanto que a obra seja redistribuída sem modificações e completa, e que os créditos sejam atribuídos ao Autor.
- Atribuição (by-nc) - Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas da obra original, sendo vedado o uso com fins comerciais.
- Atribuição (by-nc-sa) - Compartilhamento pela mesma Licença Permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas sobre sua obra com fins não comerciais, contanto que atribuam crédito ao Autor e licenciem as novas criações sob os mesmos parâmetros.
- Atribuição (by-nc-nd) - É a mais restritiva dentre as seis licenças principais, permitindo redistribuição. Ela é comumente chamada “propaganda grátis” pois permite que outros façam download das obras originais de um Autor, e as compartilhem, contanto que mencionem e façam o link ao Autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem utilizá-la para fins comerciais.
ICA 2 – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Parte 2 - Resumo
Texto: Nem tudo que parece é: entenda o que é plágio. COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE CASOS DE AUTORIA Autores: Guilherme Nery; Ana Paula Bragaglia; Flávia Clemente; Suzana Barbosa. (Referência)
...