A Contextualização histórica da instituição
Por: Patty Patty • 1/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.464 Palavras (10 Páginas) • 278 Visualizações
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
2017/1
PATRÍCIA FARIAS DA SILVA RODRIGUES
CARACTERIZAÇÃO SÓCIOINSTITUCIONAL
Relatório de Estágio Curricular Obrigatório I apresentado ao curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná como exigência para aprovação do estágio no 5° semestre.
SUMÁRIO
1 Introdução..................................................................................................................3
2 Desenvolvimento.......................................................................................................4
2.1 Contextualização histórica da instituição................................................................4
2.1.1 Identificação da Instituição..................................................................................4
2.1.2 Estrutura Organizacional.....................................................................................5
2.2 Objetivo Institucional..............................................................................................6
2.3 Âmbito Institucional................................................................................................7
3 Conclusão................................................................................................................10
4 Referências.............................................................................................................11
INTRODUÇÃO
Este trabalho acadêmico mencionado é referente a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I do 5º Período de Serviço Social, de Caracterização Socioinstitucional do SAE ( Serviço de Assistência Especializada)
O mesmo permite propor a trajetória histórica da instituição bem como, dos programas, planejamentos e a dinâmica. Durante a análise, será feito a contextualização histórica da Instituição pública e como é feito o trabalho da assistência social relacionadas ao atendimento dos usuários da instituição. A observação do desenvolvimento e compreender as relações sociais do Serviço Social como as multiprofissionais construídas tanto com a instituição e com os usuários.
DESENVOLVIMENTO
- Contextualização histórica da Instituição
1.1 Identificação da Instituição
O SAE (Serviço de Assistência Especializada) está localizado dentro do CEME (Centro de Especialidades Médicas) de Porto Nacional -To. Uma implantação da parceria com a COMSAÚDE, Secretaria Municipal e Estadual de saúde procurando colaborar nas execuções dos programas do Ministério da Saúde. E teve sua inauguração e primeira reunião realizada no dia 03 de Setembro de 2007.
Iniciou-se com sua equipe multidisciplinar composta por 09 profissionais da área de saúde como : Drº Eduardo Manzano, Drª Célia Bastos Amorim, Enfermeiras Marileide Florêncio Martins e Gílian Cristina Barbosa, Técnicas de Enfermagem Ana Luiza Ribeiro das Neves, Iolanda Alves Cirqueira e Luzia Matos, Serviços Gerais Antonio Martins.
No dia 03 de Setembro de 2007 as 09:30 (nove horas e trinta minutos) ocorreu a primeira reunião do SAE e foi feita uma ATA onde relatou toda a sua inauguração.
A enfermeira Gílian fez a abertura em nome do secretário de saúde Celso Eduardo que relatou sobre a importância da implantação desse serviço em nosso município, pois há uma necessidade de organização, sistematização e definição do fluxo de atendimento das pessoas vivendo com HIV/AIDS da cidade de Porto Nacional e dos municípios circunvizinhos.
Em seguida o Drº Eduardo Manzano fez um breve relato sobre o início desse serviço desde a década de 90. Logo depois a Drª Célia Bastos Amorim enfatizou a importância de se criar um serviço com uma equipe completa e qualificada.
A Enfª Marileide relatou sobre a ansiedade da Drª. Ana Virgínia no início da proposta de implantação pelo Ministério da Saúde e das dificuldades de informações que tange na elaboração do Projeto de implantação do SAE segundo o formulário para a apresentação de propostas de projetos chamada de 2004 do Ministério da Saúde.
As técnicas Iolanda, Ana Luisa e Luzia Matos reforçaram a necessidade de melhorar esse serviço principalmente no que tange um espaço físico. Após as falas dos componentes da reunião, findou-se então com a entrega da chave da casa alugada pela Secretaria de Saúde destinada ao Serviço de Assistência Especializada sob Gestão Municipal com Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) e Ministério da Saúde. E assim, as 11:46 (onze horas e quarenta e seis minutos) finalizou-se a reunião ficando lavrada e assinada a ATA pela anterior coordenadora do SAE Marileide Florêncio Martins e demais presentes.
1-2 Estrutura Organizacional
A gestão do SAE atualmente está sob a coordenação da Coordenadora e também Assistente Social Lelice de Sousa e Silva Soares, do Prefeito municipal Joaquim Maia e Secretária de Saúde Anna Crystina Mota Brito Bezerra. A equipe atual é composta por as Assistentes Sociais Eliane Wanderlei de Brito e Lelice de Sousa e Silva Soares, por Doutores Urologista e Infectologista, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Fisioterapeuta, Psicóloga, Farmacêutica, Assistentes Administrativos e Assistentes de Serviço Gerais.
Esses profissionais são capacitados e supervisionados para prestarem assistência de acordo com a especificidade da doença. Os mesmos podem ser contratados pelo Município e/ou serem parte do quadro funcional, porém, invariavelmente, serão capacitados, e é necessário verificar o perfil do profissional, ou seja, se ele se identifica com a realidade conforme se apresenta ou se há algum conflito que o impeça de atuar nessa equipe especificamente.
O importante também é que o profissional se sinta parte do processo de planejamento, monitoramento, operacionalização e avaliação sistemática do desempenho da equipe.
...