A Habilidade De Ação No Reaproveitamento De Oleo Usado Como Contribuição Na Renda Famíliar
Por: Alepamponet • 3/3/2023 • Projeto de pesquisa • 1.382 Palavras (6 Páginas) • 88 Visualizações
PROJETO DE INTERVENÇÃO
HABILIDADE DE AÇÃO NO REAPROVEITAMENTO DE OLEO USADO COMO CONTRIBUIÇÃO NA RENDA FAMÍLIAR
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social VlI da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estagio Supervisionado II.
Prof. Adarly Rosana Moreira Goes
Teixeira de Freitas
2014
1 APRESENTAÇÃO
O projeto denominado de Habilidade de Ação no Reaproveitamento de óleo usado como Contribuição na renda familiar tem como proposta o desenvolvimento sustentável comunitário e caracteriza-se como uma intervenção de forte impacto que se fundamenta na capacitação e fortalecimento dos usuários do Centro de Referencia Especializado da Assistência Social na cidade de Teixeira de Freitas - Bahia, através da produção de sabão em barra e sabão liquido. O projeto, fruto do estágio no CREAS / Medidas Socioeducativas / Serviço Adolescer Legal, busca fomentar a geração de emprego e renda a partir do incentivo e facilitação da produção comunitária de sabão em barra caseiro, utilizando como matéria-prima o óleo vegetal comestível usado, contribuindo e influenciando diretamente na redução do descarte inadequado destes resíduos no meio ambiente. Fundamentando-se dessa forma, em dois pilares básicos: geração de renda e sustentabilidade ambiental.
2 JUSTIFICATIVA
O crescimento das populações nas grandes cidades ocasiona o aumento do consumo de produtos industrializados, proporcionando assim, o crescimento no volume de resíduos e trazendo inúmeros problemas ambientais.
A questão do lixo está se tornando um dos problemas mais sérios da atualidade. A reciclagem é uma forma de gerenciamento dos resíduos, pois transforma o lixo em insumos com diversas vantagens ambientais (ALBERICI; PONTES, 2003).
O óleo usado é um dos resíduos descartados. Os alimentos aquecidos em óleo reutilizado podem aumentar a tensão arterial, segundo um estudo recente apresentado por uma equipe de investigadores do Hospital Carlos Haya de Málaga. em Abril de 2004.
O “projeto: habilídade de ação no reaproveitamento de óleo usado como contribuição na renda familiar”, tem como objetivo principal capacitar e fortalecer o grupo comunitário empreendedor contribuindo assim para a geração de renda observando os princípios da sustentabilidade e, ainda, fazer deste grupo um multiplicador das iniciativas empreendedoras sociais na região. Outros objetivos compunham a proposta do projeto, entre eles: Promover a organização comunitária, visando particularmente a implantação de um programa para o recolhimento do óleo vegetal comestível utilizado em estabelecimentos comerciais, educacionais e residências; e promover a capacitação das integrantes do grupo “Mãos em Ação” em temas ligados à organização comunitária, economia solidária, cooperativismo, cidadania e geração de renda.
Muitos estabelecimentos comerciais (restaurantes, bares, lanchonetes, pastelarias, hotéis) e residências jogam o óleo comestível de cozinha usado, na rede de esgoto. Ele pode contaminar o meio ambiente de forma considerável, como, por exemplo, na água, que se instala na sua superfície, criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a sua oxigenação, comprometendo os seres vivos aquáticos; no solo, infiltra-se, destrói terras e ao chegar aos lençóis freáticos contamina a água dos rios, dos poços e das nascentes, entre outros. Diante do exposto, o presente projeto de intervenção busca contribuir para solucionar este problema, assim a divulgação da fabricação do sabão ecológico parte-se do óleo usado em frituras, muitas vezes descartado de forma incorreta.
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVOS GERAIS
Orientar as famílias usuárias do CREAS sobre a técna de fabricação caseira de sabão ecológico á base de óleos de frituras usados, contribuindo assim para a educação ambiental bem como a geração de renda familiar.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Capacitar as famílias ou responsáveis dos usuários do CREAS a fim de contribuir na geração de renda do grupo familiar;
- Orientar um maior numero de famílias, a buscar um olhar diferenciado, como mudança, usando o sabão como contribuição para aumento de renda.
- Proporcionar a essas famílias um novo olhar diante das realidades vivenciadas no cotidiano,
- Incentivar as famílias e ou responsáveis dos adolescentes atendidos no CREAS a buscarem a sua autonomia financeira, promovendo a capacitação das integrantes do grupo comunitário em temas ligados ao desenvolvimento sustentável relacionados, em particular, à reutilização de óleos vegetais comestíveis;
4 PÚBLICO ALVO
As famílias de adolescentes atendidos no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.
5 METAS A ATINGIR
Com esse projeto de intervenção busca-se orientar e capacitar as famílias e responsáveis, principalmente àquelas em que os vínculos, neste momento, estão fragilizados, para que tenha acesso à geração de renda e possam buscar suprir as suas necessidades básicas
6 METODOLOGIAS
A execução deste projeto acontecerá em fases pré-estabelecidas, sendo a primeira a produção do sabão em pedra e a segunda a produção do sabão líquido.
A dinâmica de produção dos dois tipos de sabão, será realizada em encontros com as famílias dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no CREAS. Nesses encontros será proporcionado a essas famílias ou responsáveis, alem da capacidade de torna-se uma pessoa produtiva, criar-se- á um olhar diferenciado diante da realidade vivenciada no seu cotidiano. O encontro será realizado em grupo, buscando facilitar a interação dos mesmos, utilizando o óleo de frituras. Segue-se a seguinte formulação:
SABÃO A PARTIR DE ÓLEO DE FRITURA USADO (COM SEBO)
MATERIAL UTILIZADO:
-2 litros de óleo de fritura usado (filtrado);
- 5 litros de sebo de vaca (consegue-se no açougue);
- 1 Kg de soda cáustica em escamas; jacaré
- 5 litros de álcool combustível; comprado em posto de gasolina
- 6 litros de água.
MODO DE PREPARO:
-Coloque o óleo, o sebo derretido e coado em um balde grande, mexa bem para que misture,
-Depois coloque a soda e mexa para misturar;
-Aos poucos vá adicionando o álcool e vá mexendo até aparecer uma espuma bem branquinha e o liquido ficar transparente. Despejar em bacias plásticas retangulares e deixar esfriar;
- Quando estiver duro, cortar com uma faca e retirar os pedaços de sabão.Guardar-lo em uma caixa de papelão revestida com saco plástico..
...