A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL
Por: Tatiass • 20/11/2019 • Trabalho acadêmico • 5.792 Palavras (24 Páginas) • 288 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL
Lucinda Torres Ximenes
Tatiane Barbosa Garcia
Professora: Msc Marcilene Rodrigues
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Serviço Social (0514) – Direitos Humanos
29/11/2017
RESUMO
Essa pesquisa foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, tendo como objetivo elencar alguns movimentos sociais que tiveram sua importância na construção histórica do Brasil. Desde a sua colonização o país apresenta manifestações populares que representam uma parcela da população que reivindica por liberdade, direitos, democracia, inclusão, entre outras. Dessa forma, a sociedade brasileira se ajusta a caminho de seu desenvolvimento como nação. Na contemporaneidade observa-se que a formação dos movimentos sociais acompanhou a evolução tecnológica, atualmente a convocação das ações são feitas a partir de redes sociais, adquirindo amplitude e mais visibilidade. Assim, a pauta de reivindicações tornou-se diversificada.
Palavras-chave: Direitos; Movimentos sociais; Participação popular.
1 INTRODUÇÃO
Essa pesquisa traz um breve conceito de movimentos sociais, bem como uma elucidação sobre a sua importância para a sociedade no contexto histórico do Brasil. O país foi marcado por muitas manifestações populares, desde a sua colonização. Essa pesquisa se referencia a partir da República Nova, citando como exemplo os movimentos da instauração da República, um passo muito importante para a sociedade brasileira, como o “Golpe Militar”, um período de opressão, “Diretas Já” com grande mobilização popular e a “Geração Caras-pintadas”, movimento estudantil.
Os movimentos contemporâneos são apresentados por ações recentes que ainda ecoa na lembrança dos brasileiros, como por exemplo, a “Jornada de Junho”, bem como outros movimentos que abordam questões nas quais o país vem se esforçando para combatê-las. Como é o caso da violência doméstica, assédio e violência sexual praticados contra a mulher. Insatisfação quanto a forma de organização e qualidade da educação.
Algumas reivindicações são antigas, como a redistribuição de terras, fato que consolidou o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) como o maior movimento popular da América do Sul e mais antigo no país. E como um movimento consolidado apoia outras bandeiras, como por exemplo, a demarcação de terras indígenas e de negros, essa através de quilombolas.
Observa que com a contemporaneidade a forma de organização, composição e convocação e até mesmo a conquista de simpatizantes evolui, o que era feito de maneira precária, atualmente se faz amplamente. E os grupos são formados por indivíduos que apoiam mais de uma bandeira. Isso graças o advento da tecnologia digital, as redes sociais mobilizam uma quantidade grande de pessoas.
Por exemplo, a ação de uma Organização Não Governamental (ONG) de proteção a animais resultou uma devolutiva positiva. A partir dessa mobilização houve um questionamento sobre o uso de animais para teste de medicamentos no país e atualmente busca-se por tecnologia que substitua esse procedimento. Esse evento foi discutido na mídia nacional e repassado amplamente para as pessoas por redes sociais, fato que obrigou a criação de ações políticas em resposta ao anseio da população.
...