A PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO (PTG): A FOME E AS OPÇÕES BRASILEIRAS DE PACTO E PROTEÇÃO SOCIAL
Por: bsilvaaa • 16/5/2022 • Trabalho acadêmico • 4.624 Palavras (19 Páginas) • 200 Visualizações
Universidade Norte do Paraná
SISTEMA DE ENSINO SEMI PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
BRUNA BEZERRA DA SILVA
NIVEA LORENA NASCIMENTO DOS SANTOS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO (PTG): A FOME E AS OPÇÕES BRASILEIRAS DE PACTO E PROTEÇÃO SOCIAL.
CAPANEMA
2021
BRUNA BEZERRA DA SILVA
NIVEA LORENA NASCIMENTO DOS SANTOS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO (PTG): A FOME E AS OPÇÕES BRASILEIRAS DE PACTO E PROTEÇÃO SOCIAL.
TRABALHO APRESENTADO AO CURSO SERVIÇO SOCIAL PARA A DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA, CIÊNCIA POLÍTICA, FUND. HIST. TÉOR. E MET. DO SERVIÇO SOCIAL II, SOCIOLOGIA CRÍTICA.
ORIENTADORES: ELIAS BARREIROS, MARIA GISELE ALENCAR, PAULO SERGIO ARAGÃO, STEFANNY FENIMAN.
CAPANEMA
2021
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO…..........................………………………………………………………..04
2-DESENVOLVIMENTO……………………………………………………………………..05
3-CONCLUSÃO……………………………………………………………………………….10
4-REFERÊNCIAS……………………………………………………………………………..11
04
1-INTRODUÇÃO
Segundo a Organização Nacional das Nações Unidas (2021), o impacto da pandemia ainda não foi totalmente mapeado, porém o relatório de Estado da Insegurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI), construído através do esforço de várias agências das Nações Unidas, estima que cerca de um décimo da população global estava subalimentada no ano passado, a agricultura e pecuária não são capazes unicamente de alimentar o mundo. Tais dados sugerem que o haverá um grande esforço para honrar sua promessa de acabar com a fome até 2030.
No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destaca que, 41% da população brasileira, ou 84,9 milhões de pessoas, convivem com fome ou algum grau de insegurança alimentar; dos quais, 27% vivem com insegurança alimentar leve, quando há preocupação ou incerteza quanto ao acesso aos alimentos no futuro. O levantamento da realidade da segurança alimentar global e nacional destaca de maneira direta a função do Assistente Social como figura geradora de transformação social; destaca-se que, politicas públicas podem ser usadas com medidas de mudança social, em todos os estamentos existentes.
Logo, o processo da instalação da fome no Brasil, se deu desde a independência do país, a mal distribuição de renda, ligada a processos de desigualdade social, acarretaram em uma população extremamente pobre e quanto parte desta, vive em luxo. Tais processos, podem ser sanados com politicas ligadas a equidade social, distribuindo oportunidades iguais a todos os brasileiros. Neste viés, destaca-se ainda serviços de proteção social que podem ser utilizados, com medidas de segurança e emancipação social.
Portanto, pode-se afirmar que, estes processos sociais foram implantados inicialmente em alguns países europeus, a fim de atender as demandas sociais do sistema capitalista pós-revolução social. Tais sistemas se propuseram a disponibilizar um conjunto de serviços públicos com a função de melhorar a condição social das pessoas, de maneira onde se por intervir de maneira efetiva no modelo social brasileiro.
05
2-DESENVOLVIMENTO
A Teoria organizacional significa o estudo da estrutura, funcionamento e desempenho da organização e o comportamento de indivíduos e grupos dentro dela.
Lista de teorias organizacionais são: Teoria clássica ou tradicional, relações humanas ou teoria neoclássica, teoria da tomada de decisão, abordagem sistêmica, ideal de burocracia de Weber, teoria moderna, estudo de Hawthorne, teoria da Contingência, teoria da Motivação, teoria da Decisão, teoria da Gestão Científica e teoria Administrativa.
Teorias organizacionais: Teorias clássicas, neoclássicas, de tomada de decisão e de abordagem de sistemas, as teorias ou abordagens da organização podem ser classificadas da seguinte forma:
1. A teoria clássica ou tradicional. 2. As relações humanas ou teoria neoclássica. 3. A teoria da tomada de decisão. 4. A abordagem de sistemas.
Esses são os modelos de teoria organizacional, mas somente vamos enfatizar sobre a teoria clássica.
A teoria clássica ou tradicional concentra-se na estrutura formal da organização e deixa o aspecto humano da organização para especialistas em pessoal. Os primeiros escritores sobre organização, chamados escola clássica, e seus sucessores até os dias de hoje discutiram como planejar a organização formal do trabalho.
Eles se preocuparam com a melhor maneira de dividir as tarefas a serem executadas, como agrupar essas tarefas em departamentos e como lidar com os problemas de coordenação. Eles prestaram atenção especial às relações organizacionais entre linha e equipe. Eles enfatizaram a necessidade de uma definição clara de responsabilidades e autoridade. Eles procuraram enunciar os princípios, que devem ser usados na concepção dessa estrutura formal.
A principal contribuição da escola clássica é a definição e análise das tarefas que devem ser consideradas na construção de uma organização. A ênfase está no trabalho estrutural onde as atividades agrupadas são atribuídas às pessoas, as relações de autoridade são estabelecidas, os esforços individuais são adequadamente coordenados e as responsabilidades são fixadas. A estrutura foi criada para ajudar a atingir os objetivos da empresa com mais eficiência.
A teoria foi criticada em muitos aspectos, especialmente pelos cientistas comportamentais. A abordagem dos escritores clássicos está muito preocupada com a estrutura formal, e não com os indivíduos que fazem a estrutura funcionar. É uma abordagem estática, prestando pouca atenção às muitas interações que ocorrem entre diferentes partes de uma organização. Os princípios de organização são muito amplos para fornecer muita ajuda no trabalho real de organização.
...