A moral na sociedade contemporânea
Por: marcula • 20/11/2015 • Relatório de pesquisa • 303 Palavras (2 Páginas) • 474 Visualizações
A moral na sociedade contemporânea
O homem contemporâneo se vê em uma tripla ruptura de certa maneira, ele não pode pensar a moral a moda dos gregos, também não pode pensar a moda dos medievais e tão pouco a moda dos modernos. A ruptura em frente aos gregos se deve ao um ponto de fundamento facilmente compreensível o pensamento dominante dos gregos partia da ideia de um universo cósmico. A vida humana não garante uma vida adequada a ninguém, com isso é preciso buscar. A ideologia não tem a ver com a verdade, ela não é certa ou errada, toda ideologia busca o seu monopólio.
A moral regula o comportamento do homem em sociedade, sobretudo através da educação informal, das tradições e cotidiano, tendo caráter obrigatório. A moral esta na vida do homem, mesmo quando o homem não tem consciência deste conceito, todos usaram critérios para definir a vida boa e esses critérios não tiramos do além aprendemos aqui, aprendemos no mundo e, portanto só a sociologia da moral permite entender da onde é que buscamos os critérios a partir dos quais definimos a própria existência.
A ética é um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outros sim, o bem-estar social, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
As pessoas não tiram a sua própria existência do nada, de certa forma elas aprendem a viver no mundo em que se encontra, O mundo contemporâneo da nossa sociedade ela é mais tolerante as nossas identidades.
A alegria de Espinosa é a passagem de um corpo menos potente para um corpo mais potente. Viver é resistir ao mundo que entristece, ao mundo que é pequena, e lutar desesperadamente por encontros enervantes.
...