TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A questão social como objeto do serviço social

Por:   •  29/9/2016  •  Artigo  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 5

A QUESTÃO SOCIAL COMO OBJETO DO SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social é uma profissão dinâmica que possui um curto, mas belo processo histórico sendo que os seus fundamentos foram estruturados no final do século XIX, quando se consolidou o processo de industrialização, conhecido na história da humanidade como Revolução Industrial.

Os marcos do surgimento do Serviço Social no Brasil também coincidem com o início do processo de industrialização e do crescimento das populações das áreas urbanas. Nesse contexto, constatou-se que era preciso controlar a massa operária e essa foi a primeira missão do Serviço Social no Brasil.

O Serviço Social no Brasil tem suas origens na primeira metade do século XX, com suas raízes cristãs de assistencialismo, a igreja Católica controlava todo processo de ajuda ao próximo e benefícios aos menos favorecidos, sendo patrocinada pela ordem burguesa vigente.

Estabelecida a relação da profissão de assistente social com a Igreja, o resultado foi uma abordagem da questão social como problema moral e religioso e em uma intervenção que prioriza a formação da família e do indíviduo para solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais. (IAZABEK, 2010)

Além de também acabar por fundamentar a formulação de seus primeiros objetivos políticos e sociais e orientar posicionamentos de cunho humanista conservador cntrários aos ideários liberal e marxista na busca pela recuperação da hegenomia do pensamento social da Igreja face à qestão social. (IAZABEK, 2010).

        No início está profissão definia como objeto de estudo, um homem específico, pobre, morador de favelas, analfabeto , sem emprego e incapaz de conseguir mudar de vida sem ajuda. Logo depois está idéia é modificada é este mesmo homem passa a ser rotulado, não só pela sua incapacidade individual, mas por um conjunto de situações.

        Com a mobilização popular contra a ditadura militar, o Serviço Social define a transformação social, como seu objeto de estudo e buscou estabelecer um vínculo orgânico com as classes subalternizadas e exploradas pelo capital, porém no âmbito da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social o objeto passou a ser definido como a questão social ou as expressões sociais. (SERVIÇO SOCIAL, 1998)

“O assistente social convive cotidianamente com as mais amplas expressões da questão social, matéria prima do trabalho. Confronta-se com as manifestações mais dramáticas dos processos da questão social no nível dos indivíduos sociais, seja em sua vida individual ou coletiva”( ABBESS/CEDEPSS,1996, p.154-5 )

        A questão social é uma contradição existente entre o trabalho e o capital e esta relacionado diretamente com a produção capitalista, que segundo Iamamoto e Carvalho ( 2005 ):

[..] Questão Social não é senão as expressões do processo de transformação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e o Estado.

É  a manifesaçãom, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão. ( IAMAMOTO; CARVALHO, 2005, p.77)

 

        A flexibilização da economia redesenhou a linha de produção e o papel do Estado e dos instrumentos legais, os quais são obtidos pels esforços dos trabalhadores e divulgados para as demais sociedades industrializadas. (SANTIAGO; LEANDRO, 2013)

Na verdade a questão social expressa a contradição fundamental do modo capitalista de produção, onde os trabalhadores produzem a riqueza e os capitalistas se apropriam dela, sendo que no caso, os primeiros só tem na venda de sua força de trabalho os meios para garantir sua sobrevivência.

        Portanto, ao analisar a sociedade através da questão social é fundamental enfatizar as diferenças entre os trabalhadores e os capitalistas, que resultam nas diferenças das condições do cotidiano        O analfabetismo, violência, desemprego, fome, analfabetismo, a falta de leitos em hospitais, inadimplência são resultados da apropriação desigual do produto social, pois na verdade o que é analisado e observado são as expressões.

        Então a questão social acaba por ser apresentado somente nas suas objetivações onde o objetivo é acumular capital e não garantir condições de vida para a população. (SERVIÇO SOCIAL, 1998)

        Com o avanço das organizações dos trabalhadores e das populações subalternizadas, coloca novos patamares a concepção da questão social, pois se no período ditatorial brasileiro a luta prioritária era para romper com a dominação política, hoje a luta é pela consolidação da democracia e pelos direitos da cidadania.

        De acordo com Iamamoto, os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões cotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na saúde, na assist6encia social pública. Questão social que sendo desigualdade também é rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a elas resistem, se opõem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com