TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS SOCIOLOGIA

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1

As duas declarações tratam que as instituições políticas na origem do homem, que o cidadão é o que comanda a política e o governo, mudando completamente as ideias utilizadas até aqui, antes do iluminismo.

Umas das principais diferenças entre as duas declarações, é a utilização do trabalho do povo, quer seja público ou na forma privada. Além disso, a declaração dos direitos do homem e do cidadão, mostra em um dos seus artigos, a utilização da pena de morte a quem usurpe a soberania.

Uma outra diferença entre as declarações, é na questão da “democracia” na Declaração dos direitos da Virgínia, onde os membros que representariam o povo, era escolhido pelo povo, diferentemente da declaração dos direitos do homem e do cidadão, na Revolução Francesa, onde utilizavam a soberania de um rei, como Napoleão Bonaparte.

Mas as semelhanças são infinitas entre as duas cartas magnas, pois as mesmas deram dignidade ao povo, o que já era praticamente no lema “igualdade, liberdade, segurança e propriedade”, o que era defendido os direitos a todo povo, onde eram tratados todos da mesma forma, que o termo “homem” era estendido para homens e mulheres, diferentemente do que acontecia antes de tudo isso.

As duas declarações, mostram um tipo de solidariedade mecânica, onde interessa muito mais ao cidadão sua forma no coletivo, não levando em consideração apenas seus interesses individuais, o que mostra a grande diferença da solidariedade orgânica. Na solidariedade mecânica é sempre levado em consideração o desejo e a vontade da coletividade do grupo, o que mostra que a liberdade de um indivíduo vai até onde começa o limite do outro.

Etapa 2

Tanto a Declaração dos Direitos da Virgínia e a Declaração dos Direitos doHomem e do Cidadão têm como realidade as tiranias que os cidadãos sofriam com as monarquias, que tanto a França e como o Estados Unidos, até então, uma colônia inglesa sofria.

Até a Revolução Francesa e a revolução que culminou na Independência dos Estados Unidos da América, o povo desses dois países, sofriam com as tiranias do rei, onde em nenhum deles tinham qualquer tipo de direito ou dignidade.

A Revolução Americana, teve como marco, principalmente a restauração dos direitos da sociedade, o que trouxe dignidade, direitos e deveres aos cidadãos, o que não ocorria anteriormente. A população norte-americana, da então colônia inglesa, sofria com as tiranias do rei, com o pagamento de altos impostos, e principalmente a falta de direitos de liberdade dos cidadãos.

Já o que ocorreu na Revolução Francesa, foi algo construído ao longo do século XVIII, onde foi a busca de uma mudança brusca nas condições de vida em sociedade, trazendo a população a busca dos direitos do homem em forma geral, onde todos são vistos de forma igual perante a lei.

Etapa 3

A França passava pelo momento do absolutismo, onde havia a figura de um rei, que comandava a tudo e a todos. O rei era a pessoa que cuidava da economia, da segurança, da política, religião e entre outros, e tudo de forma absoluta. Além disso, a França possuía uma divisão em três classes sociais, chamadas de primeiro estado, que era o clero, o segundo estado, que era a nobreza e o terceiro estado, que era a classe trabalhadora, que pagava altos impostos para manter os outros dois estados.

A contraponto de toda essa injustiça e falta de direitos humanos, houve uma revolta desse terceiro estado, com as tiranias do rei e da forma de manter as demais classes sociais, culminando assim na revolução francesa e também na aprovação da nova constituição.

O terceiro estado, que era a classe mais baixa, que mantinha o primeiro e segundo estado, que fez acontecer à revolução francesa e dessa forma, como já mencionado, aprovar a Declaração dos direitos do homem e do cidadão, a qual lhes deu maior respaldo e dignidade ao ser humano, principalmente no que garante os direitos de igualdade, liberdade, segurança e propriedade e todos os cidadãos, passando a partir daí uma igualdade maior de todos homens por natureza e perante a lei.

Etapa 4

Os principais marcos para a afirmação dos direitos humanos foram a assinatura da Carta de fundação da ONU, em 1945, a carta de fundação do Tribunal de Nuremberg, entre 1945 e 1946, e a Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948.

No caso da Organização das Nações Unidas (ONU), tem como papel principal a preocupação internacional com os direitos humanos. Foi através da ONU, a qual teve um importante papel na luta pelo fim do apartheid, na África do Sul, a qual separava, de forma racista, brancos e negros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com