ATPS SOCIOLOGIA
Por: Toni1654 • 5/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.627 Palavras (15 Páginas) • 137 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE BH
SERVIÇO SOCIAL[pic 1]
SOCIOLOGIA
.
DIREITOS HUMANOS NO BRASIL
[pic 2]
O que são direitos humanos?
Direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos independente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião, ou qualquer outra condição. Os direitos humanos incluem o direito à vida, à liberdade de opinião e expressão, o direito ao trabalho, a educação, a segurança, a um padrão de vida decente, entre muitos outros.
Os direitos humanos, não precisam ser conquistados, eles já pertencem a cada um de nós simplesmente por sermos seres humanos, e, não podem ser retirados de nós. Ninguém tem o direito de privar qualquer pessoa de seus direitos.
Situação Atual dos direitos humanos no Brasil
O Brasil tem evoluído bastante na questão dos direitos humanos nas últimas décadas, com destaque para a última década que trouxe grandes conquistas para os brasileiros, porém ainda precisa avançar bastante para que possamos alcançar um patamar mais elevado e acabar com as violações que ainda existem e não são poucas.
Conquistas
A conquista de uma sociedade democrática, a redução das desigualdades sociais, a diminuição de mortalidade infantil, do trabalho infantil, e do desemprego, o acesso a instrução, e a informação, o aumento da renda média da população, e da expectativa de vida são conquistas que elevaram significativamente o Índice de desenvolvimento humano (IDH) da população brasileira, em todas as regiões do país. Vamos falar mais detalhadamente de algumas dessas conquistas e violações:
Violações
Se por um lado tivemos muitos avanços nas questões humanitárias do país, por outro, infelizmente continuam havendo graves violações aos direitos humanos em nosso país.
O crescente número de homicídios, que na grande maioria das vezes tem como vitimas jovens negros e das classes mais baixas da sociedade, o aumento da participação de policiais nesses homicídios é um dos problemas sérios que temos presenciado. Podemos falar também das péssimas condições do sistema carcerário brasileiro (falta de estrutura, superlotação e déficit de cerca de 200 mil vagas, torturas e a exposição a outras situações degradantes), da violação dos direitos à terra, impunidade dos agentes da ditadura militar, ameaças as moradias e fontes de subsistência dos povos indígenas, dos trabalhadores rurais sem terras, comunidade de pescadores e dos moradores de favelas em áreas urbanas por projetos de desenvolvimento ( usinas hidrelétricas, shoppings empresas mineradoras, empreendimentos imobiliários e etc.)
INTRODUÇÃO
AS Revoluções Francesa e Americana foram a base para a conquista dos direitos humanos na história da humanidade.
Como se viu na citação a revolução francesa teve sua origem no iluminismo ,teoria filosófica que, entre outros propósitos invocara a razão para debilitar a autoridade da igreja e os fundamentos da monarquia.
JA desigualdades entre os homens teria surgido com a noção de propriedades, a qual por sua vez teria gerado o Estado despótico através da sucessiva e descontrolada acumulação de bens
Cabe lembrar que servo não podia até então sequer entra e sair do feudo, comprar ou vender qualquer coisa sem autorização do seu senhor sem poder exercer o poder de manifestação .A partir dai a relação de poder entre governantes e governados, com a derrocada do absolutismo ,eram emergentes a burguesia em suas relações mais exigentes para com os dirigentes.
Cabe ressaltar a importância ,da conquista dos direitos humanos violados pelos governos.
A ERA DAS REVOLUCÕES DE 1789-1848
O Conflito entre a estrutura oficial e os interesses estabelecidos do velho regime e as novas forças sociais ascendentes era mais agudo na França do que em outras partes pré –revolucionárias e a tensão social que ali se estabelecia estava próxima do seu limiar ,equilibrada tão somente pela tênua incerteza do que se veria a seguir .
Esse estado de conflito potencial se transformaria , em conflito efetivo após o que chamou de “reação feudal” .Este haveria consistido na tentativa da nobreza em reaver sua condição privilegiada como classe dominante .
Desde o declínio do crescente importância com o desenvolvimento das relações comerciais .Os nobres , portanto, pareciam nesse período de desesperada transição lançaram mão do único artifício do que dispunham: Era portanto natural que os nobres usassem seu bem principal ,os privilégios reconhecidos .A invasão dos setores administrativos foi realizada com sucesso , o que promoveu a exaltação dos atritos com classe média.
DESENVOLVIMENTO
A Influência dos autores sobre A Declaração dos Direitos do Homem e do homem adotada pela Assembléia Constituinte francesa em1789,sofreu com a Revolução Americana ,especialmente da
Declaração de Virgínia ,já que ela procedeu a Carta dos Direitos contida nas dez primeiras emenda à constituição norte – americana , que foi apresentada em setembro de 1789 .N verdade os revolucionários franceses já vinham preparando o advento do Estado liberal ao longo de todo o século XVIII .As fontes filosóficas e ideológicas das declarações de direitos americanas como da francesa são européias ,como assinalou Mikine-Guetzévitchi ,admitindo que os franceses somente tomaram de empréstimo a técnica das declarações americanas ,mas estas não eram , por seu turno senão o reflexo do pensamento político europeu e internacional do século XVII-desta corrente da filosofia humanitária cujo objetivo era a libertação do homem esmagado pelas regras caducas do absolutismo e do regime feudal.
...