Acesso e Consumo de Internet e Banda Larga das Famílias Brasileiras
Por: 91071169 • 8/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.243 Palavras (5 Páginas) • 206 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
KELY CRISTINA SILVA RANGEL
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Acesso e consumo de internet e banda larga das famílias brasileiras
[pic 3]
Teresópols
2012
KELY CRISTINA SILVA RANGEL
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Antropologia; Formação Social, Política e Econômica do Brasil; Psicologia Geral e FHTM do Serviço Social I
Prof. Giane Albiazzetti
Prof. Gleiton Lima
Prof. Lisnéia Rampazzo
Prof. Rosane Malvezzi
Teresópolis
2012
SUMÁRIO
Introdução...............................................................................................................3
Acesso e consumo de internet e banda larga das famílias brasileiras...................4
Conclusão...............................................................................................................6
Bibliografia..............................................................................................................7
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, a necessidade da informação rápida tem feito com que os meios de comunicação se aperfeiçoem a cada dia. Um exemplo disso é a internet, que com aplicativos, sites de relacionamentos, propagandas, jogos, entre outros, tem atraído cada vez mais a população.
A possibilidade de estar em uma cidade do interior do Rio de Janeiro e poder falar em tempo real com alguém no Japão traz um fascínio aos usuários da web.
Mas, até onde as facilidades trazem real benefício?
Como as pessoas reagem diante das novas tecnologias?
Esse acesso é realmente igual para todos?
Essas e outras propostas é o que veremos à partir de agora.
ACESSO E CONSUMO DE INTERNET E BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS
Nossa sociedade é consumista, e portanto, mesmo em meio as dificuldades financeiras que hoje enfrenta, sempre arruma um jeito de satisfazer seus desejos por novidades tecnológicas, principalmente no que diz respeito a internet e banda larga.
Pode-se analizar que o consumo de tais benefícios tem crescido grandemente entre as famíias brasileiras, mesmo as de baixa renda. Dificilmente se encontra uma residência em que não haja um computador conectado a internet. E ao observar isso, pode-se notar que não só os mais novos se utilizam desses recursos, mas também os de mais idade. Tem crescido o número de pessoas na faixa de 60 anos em diante que usam das redes sociais, e outros recursos da web para se manter informado.
Com a facilidade que hoje se tem de adquirir qualquer produto, os brasileiros também estão entrando na inclusão digital, e isso, a princípio parece muito bom no que diz respeito a adquirir conhecimentos e informação. As pessoas que não gostam de ler acabam se interessando por algum artigo da web e vai se aprofundando mais na leitura, descobrindo novos horizontes para o saber. E não só informação e conhecimento a internet oferece, mas também lazer, praticidade, aproximação das pessoas, etc. Com apenas alguns clicks é possível conhecer o mundo!
E de modo geral, a sociedade vem reagindo bem as novidades tecnológicas.
Por outro lado, é preciso tomar muito cuidado com tantas facilidades. Cada acesso expõem o usuário a vírus, farsantes e conteúdos impróprios.
Esse cuidado é preciso ser tomado principalmente em famílias que possuam crianças e adolescentes em casa, pois a censura da internet é praticamente impossível, além do que, o mundo virtual também contribui para a solidão. Hoje quase não se vê crianças brincando nas ruas, em jogos de futebol, esconde-esconde, pois passam horas navegando e acabam não tendo tempo para outras formas de diversão.
Entre os adolescentes, pode-se observar a incapacidade de raciocinar, pois muitos preferem “copiar e colar” do que pensar e escrever, dar a sua própria opinião em determinados assuntos, isso em trabalhos escolares em que muitos tiram verdadeiras cópias do google.
Isso não quer dizer que a inclusão digital seja boa ou ruim para a sociedade como um todo, mas que as pessoas devem usar dos benefícios que ela oferece com cuidado e com cautela, pois tantos “benefícios” podem prejudicar principalmente na área familiar, pois hoje, a maioria das casas têm pelo menos dois computadores ligados a internet, e quando não são os pais, são os filhos que ficam conectados não tendo tempo para diálogos em família.
Essa nova forma de manipular e divulgar informações e se relacionara distância, traz novos desafios as ciências humanas, que tem como objetivo compreender e ajudar o indivíduo a viver em sociedade. O estudo da Psicologia, analizando o comportamento das pessoas é capaz de traçar um mapa dos novos costumes do homem; a Antropologia traz o conhecimento de cultura, a diversidade humana e as diferenças biológicas e étnicas; a disciplina de Formação Social, Política e Econômica do Brasil busca a compreensão desse maravilhoso país; e FHTM do Serviço Social I trata da origem e a institucionalização do serviço social com o intuito de estudar essa nova sociedade com objetivos ainda pouco claro, e a necessidade rápida de troca de informações.
...