Atividade Antropologia Etnocentrismo
Por: Natalia Narino • 26/3/2023 • Trabalho acadêmico • 828 Palavras (4 Páginas) • 213 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como ideia principal analisar a formação e a herança cultural que foi trazida ao Brasil desde os tempos primórdios, com ênfase na influência dos primeiros povos do país até os dias atuais. Entender a diversidade existentente e quais elementos hoje ainda persiste na nossa cultura. Elucidar como é representada e como foi imposta, bem como exemplificar algumas delas. O povo brasileiro é o país mais diversificado do mundo, devido à miscigenação que ocorreu durante sua colonização. Cada povo que desembarcou no Brasil deixou um pouco de sua cultura e no decorrer deste trabalho será descrito o que cada povo contribuiu para formar a nossa identidade.
Por meio de pesquisa bibliográfica, busco tratar os principais componentes que envolvem o início do surgimento de nossa cultura, sua relação com os povos, como ela é vista dentro do dos tempos atuais e conflitos que geraram a partir de sua existência. Essas diferenças presentes dentro de nosso território e a combinação de vários povos contribuíram fortemente para a formação plural de nossa cultura. Valorizar a cultura não é apenas mostrar como ela está presente, mas vê-la como um quesito essencial e participante da formação social de todo indivíduo.
O respeito, a valorização e o convívio harmonioso dos diferentes povos, identidades culturais existentes dentro do nosso país é primordial. Podemos e devemos reconhecer e valorizar as nossas diferenças culturais, como fator para a coexistência harmoniosa das várias formas possíveis de brasilidade. É preciso urgentemente, de uma atuação competente para mudar culturas negativas que perduram até os dias de hoje como o preconceito racial e somente analisando sua origem e historia que podemos verificar a evolução da nossa sociedade e as praticas que com o conhecimento sabemos que não nos trazem benefícios como tampouco praticam a igualdade social no país.
2. Conceito de Etnocentrismo
Basicamente podemos resumir o conceito de Etnocentrismo como um mundo correto ao redor do eu e das minhas percepções de mundo e das pessoas ao meu entorno. Inferiorizar outros grupos que possuam costumes, tradições e características diferentes as que eu tomo como corretas e superiores. Everaldo Rocha, antropólogo e professor do departamento de Comunicação Social da PUC-Rio e um grande estudioso brasileiro do etnocentrismo, afirma que:
“etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade etc”. (ROCHA, Everardo Pereira Guimarães. O que é etnocentrismo?. Col. Primeira Passos. 5. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1988, p. 5)
O desprezo de diferenças culturais existentes, hábitos, costumes, crenças, e inferiorizar toda uma sociedade por critério único que se baseia na intolerância e discriminação, criando uma ideia que se é inabalável e inatingível.
3. Conceito de Relativismo Cultural
Totalmente contrária a ideia do Etnocentrismo o relativismo cultural é exatamente o oposto, enxergar as atividades culturais, costumes, crenças dos próximo como elas são sem definir superioridade de nenhuma,
...