Atos fundamentos históricos teórico metodológico do serviço social
Por: patrikinha_paty • 31/8/2015 • Artigo • 1.369 Palavras (6 Páginas) • 497 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ
SERVIÇO SOCIAL
Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social
TUTOR: Profa. Thais Regina Toledo Savoy
Hilma de Jesus Alcantara - 7925691594
Juliana Mantovani de Souza - 7567618446
Patricia H. Faria de Medeiros – 7376560867
Reinaldo Fernandes – 7562602451
Solange Germano da Silva - 9978020970
SETEMBRO 2014
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como objetivo contribuir à reflexão sobre o exercício profissional do assistente social, frente às novas conjunturas sócio-econômicas da população brasileira; as exigências postas pela complexidade do trabalho coletivo; a necessidade de desenvolver um trabalho interdisciplinar e as implicações deste no processo de democratização e universalização das políticas públicas no Brasil.
Busca-se pontuar aspectos relevantes concernentes às diretrizes do Código de Ética do Serviço Social, bem como a necessidade das ações profissionais estarem pautadas em seus princípios além de contemplar outros aspectos pontuados nas demais legislações sociais, sobretudo na Política de Assistência Social que neste momento é um dos objetos de estudos da acadêmica.
- A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NA ATUALIDADE
O Serviço Social tem o grande desafio de superar as práticas conservadoras que imprimiram a identidade assistencialista à profissão por muitas décadas.
Hoje, mesmo após o movimento de reconceituação, ocorrido na década de 1960 cujo resultado foi o rompimento da profissão com as práticas tradicional conservadoras e assistencialistas ligadas a igreja e o comprometimento de defesa a classe trabalhadora ampliando seu espectro de atuação intervindo em espaços institucionais e no campo político, sobretudo nas políticas públicas, a profissão vê ainda em sua categoria a diversidade de formas de atuação.
Na sociedade em que vivemos estamos cercados de desigualdade, diferenças e violações de direitos, a atuação de assistente social tem se tornado muito importante, pois o mesmo atua no enfrentamento das questões sociais, que reflete claramente capital/trabalho.
Para o profissional na área do serviço social o mercado de trabalho esta em constante desenvolvimento e crescimento, sua atuação pode estar ligada á diversas áreas e setores tais como: Hospitais, ONGs, presídios, empresas privados e órgãos públicos, a principal função do assistente social é auxiliar conflitos e questões sociais, estando preparado para encarar a realidade de um país tão desigual como o nosso.
Podemos destacar que as mudanças políticas, econômicas, culturais e ideológicas e as constantes transformações no desenvolvimento social nos dias atuais é um desafio para o profissional do serviço social, pois o mesmo precisa decifrar a causa dos problemas, sendo um profissional comprometido, apresentando sugestões construtivas e proativas que obtenham resultados positivos para a população, que muitas das vezes não tem esclarecimento sobre seus direitos tendo eles violado, e o papel fundamental do assistente social é a garantia desses direitos e a orientação a respeito dos deveres que também devem ser cumpridos pelos mesmos.
Hoje temos como objetivo na assistência social lutar pelas questões sociais, trabalhar coletivamente para o bom desenvolvimento social e de uma sociedade mais justa. O serviço social tem como objetivo buscar a efetivação dos direitos sociais de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas que afeta os desamparados socialmente.
Destacando que o código de ética de 1993, foi primordial para a garantia dos direitos na construção e implementação da profissão, não podendo haver qualquer tipo de discriminação no atendimento profissional. Caracterizando condições necessárias para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
- FILANTROPIA E ASSISTENCIALISMO
Diferentemente das décadas passadas que o serviço social era completamente influenciado pela doutrina da Igreja Católica, e trabalhava no controle de possíveis manifestações por parte do proletariado, a favor da burguesia, com isso a classe dominante criava certo domínio sobre os trabalhadores, silenciando e sobrecarregando os operários com trabalhos excessivos. De certa forma o serviço social brasileiro em seus primórdios, era marcado por um vazio no que se diz respeito a área de atuação; mas pode-se perceber que outras correntes também influenciaram o processo de profissionalização da profissão, cujas bases possuem um forte relacionamento monopolista observando os princípios da filantropia.
Filantropia em si é algo emotivo e pessoal, significa amor a humanidade, ao contrário do amor a si próprio, quer dizer caridade. Ela é pura doação não escolhe causas, podendo essa doação ser por dinheiro ou ações a favor de instituições que desenvolvam atividades de grande mérito social. Dá-se o nome de Filantropos os sujeitos ou organizações que costumam desenvolver projetos de solidariedade; O voluntariado, as doações (ou os donativos) e a ação social sem fins lucrativos ou políticos fazem parte da filantropia, que pretende construir uma sociedade mais justa e equitativa, na qual todas as pessoas tenham as mesmas possibilidades de desenvolvimento. Para ser reconhecida como filantrópica pelos órgãos públicos, a entidade precisa comprovar ter desenvolvido, no mínimo pelo período de três anos, atividades em prol aos mais desprovidos, sem distribuir lucros e sem remunerar seus dirigentes. Os títulos que terá de conquistar para ser reconhecida como filantrópica pelo Estado são: Declaração de Utilidade Pública (federal, estadual ou municipal) e o de Entidade Beneficente de Assistência Social, adquirido no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
...