Questões Sociais - Fundamentos hist. Serv. social
Por: milacandidamonte • 8/4/2015 • Relatório de pesquisa • 3.903 Palavras (16 Páginas) • 574 Visualizações
RELATORIO CIENTÍFICO
SERVIÇO SOCIAL
Relatório apresentado ao Curso de Serviço Social – 2ª série do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito de avaliação da disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do serviço Social.
FormaSUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................05
2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................05
2.1. Questões sociais surgidas a partir da Revolução Industrial...........................06
2.2. Serviço Social como profissão; algumas considerações..................................
2.3. Origem e importância do Serviço Social no Brasil.........................................
2.3.1 Processo de reconceituação do Serviço Social: reflexões....................
2.4. Serviço Social frente ás questões sociais do município de Senhor do Bonfim no Estado da Bahia.................................................................................................
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................08
REFERÊNCIAS..........................................................................................................08
FormaIDENTIFICAÇÃO
Nome das Cursistas:
Curso: Serviço Social
Semestre: 2ª
Ano: 2013
Inicio do Curso:
Término do Curso:
1. INTRODUÇÃO
O presente Relatório refere-se a estudos e pesquisas vivenciadas pelos/as discentes do 2ª série do Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera-UNIDERP, sob o enfoque do Serviço Social e Assistência Social e seus fundamentos históricos e teórico-metodológicos.
Este trabalho de cunho acadêmico tem como objetivo um apanhado de reflexões sobre o surgimento do Serviço Social no mundo e no Brasil, bem como sobre como se deu o seu processo de reconceituação e quais as mudanças geradas na sociedade e contributos (questões de ajuda) do Serviço Social no enfrentamento dos problemas que afetam as minorias sociais.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Questões Sociais surgidas a partir da Revolução Industrial.
Segundo estudos de vários pesquisadores da questão social:
A Revolução Industrial (convencionalmente de 1775-1875) foi sem dúvida o grande evento que proporcionou as mais variadas transformações tecnológicas, mudando o cenário social, foi também responsável por tirar o Capitalismo da fase mercantil e lhe garantir o que conhecemos por Capitalismo Industrial. [...] E então, no século XIX, os avanços do mercado atrelados as suas necessidades, precisou de uma forte demanda de mão-de-obra. Intensificou-se, portanto, a exploração sobre o trabalhador de maneira que “submetido ao controle e ao mando do dono do capital, o trabalhador sofria dupla violência: além de separado de sua força de trabalho, era reduzido à condição de mero acessório da máquina” (MARTINELLI, 2007, p. 40).
No inicio do século XX, a partir da Revolução Industrial várias questões sociais se sobressaíram, como bem elucida o filme Tempos Modernos de Charles Chaplin ao focalizar problemas tais como: crise financeira, pobreza, miséria, desemprego em decorrência da substituição do homem pela máquina, exploração da mão de obra no manejo das máquinas; violência, dentre outros.
O filme “Tempos Modernos” do diretor Charles Chaplin, tendo o próprio autor como protagonista foi gerado na época do cinema mudo, em preto e branco, [...]. Retrata o filme um romance e uma crítica à dificuldade laboral e ao desemprego da década de 30, após a queda da Bolsa de Nova York, EUA (1929). Chaplin introduz no filme um operário de uma metalúrgica que era absurdamente explorado
...