CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL
Por: Caroline Machado • 9/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.396 Palavras (10 Páginas) • 289 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
NOME DO AUTOR
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL
estágio em serviço social i
[pic 3]
Cidade
2018
NOME DO AUTOR
caracterização sócio institucional
estágio em serviço social i
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina de Estágio em Serviço Social I.
Orientador Acadêmico:
Supervisor de Campo:
Coordenador do Curso:
Cidade
2018
SUMÁRIO
- CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO .......................... 04
- IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO .......................................................... 04
- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ............................................................ 05
- OBJETIVO INSTITUCIONAL .................................................................... 06
- NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS ....................................... 06
- POLÍTICA SOCIAL ..................................................................................... 06
- RECURSOS FINANCEIROS ..................................................................... 07
- ÂMBITO INSTITUCIONAL ........................................................................ 08
- CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ..................................................... 08
- PROCESSO DECISÓRIO........................................................................... 09
- RELAÇÃO DEMANDA/COBERTURA DO ATENDIMENTO ...................... 09
- SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO ....................................................... 09
- COTIDIANO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL ......................................... 10
- RELAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHO COM OS DEMAIS ATORES INSTITUCIONAIS ................................................................................................. 11
- DIMENSÃO ÉTICO-POLÍTICA ................................................................... 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................... 13
- CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO
- Identificação da Instituição
O Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF) em 24 de janeiro de 2008, republicado em 04 de março de 2008, perante a portaria GM n° 154. O NASF é composto de nove áreas estratégicas, que representam os diversos capítulos da presente publicação. São elas: saúde da criança/do adolescente e do jovem; saúde mental; reabilitação/saúde integral da pessoa idosa; alimentação e nutrição; serviço social; saúde da mulher; assistência farmacêutica; atividades físicas corporais; práticas integrativas e complementares, de humanização em saúde e a Política Nacional de Assistência Social.
A equipe do NASF é constituída por profissionais de diferentes áreas, tal composição deve ser definida pelos gestores e a Equipe de Saúde da Família (SF) dos municípios, compartilhando e apoiando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade, com o objetivo de desenvolver ações intersetoriais e interdisciplinares, promoção, prevenção, reabilitação da saúde e cura.
O NASF tem uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica. Além do conhecimento técnico, seus requisitos são: a responsabilidade por determinado número de equipes de saúde da família e o desenvolvimento de habilidades relacionadas aos paradigmas da Saúde da Família.
A ideia central do NASF é a compreensão de “apoio matricial”, que se caracteriza como uma equipe de referencial na Atenção Primária em Saúde (APS), formada por um conjunto de profissionais cujas tarefas serão de prestar apoio às equipes de referência. O apoio tem duas dimensões, a primeira é a dimensão assistencial que é a que vai originar uma ação clínica direta com os usuários, e a outra dimensão é a técnico-pedagógica que gerar vai uma ação e apoio educativo com e para a equipe.
O município tem como referência o Centro de Saúde, onde há atendimento especializado nas seguintes áreas: Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria, Traumatologia, Psiquiatria, Geriatria, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição. Estes fazem a Contra Referência para a Unidade de origem do usuário.
- Estrutura Organizacional
A instituição municipal tem como gestores atuais a secretária de saúde Janaina Pinto Ferreira, a qual tem a finalidade definir a política de saúde local, através do Plano Municipal de Saúde, seguindo as diretrizes gerais da Política Nacional de Saúde. A equipe multiprofissional do NASF é composta pelos seguintes profissionais: 01 Assistente Social; 01 Psicólogo; 01 Nutricionista.
A definição dos profissionais que compõem o NASF é de responsabilidade dos gestores municipais, seguindo critérios de prioridade identificados a partir das necessidades locais e da disponibilidade de profissionais de cada uma das diferentes ocupações.
O NASF subsidia a atuação de todas as equipes do município e seu território de abrangência, subdividido nas seguintes áreas:
- Área I: ESF José Gioppo;
- Área II: ESF Ecléa Wolf;
- Área III: ESF Natalia Kluska Buchinger;
- Área IV: ESF José Oswaldo Lino.
- OBJETIVO INSTITUCIONAL
- Natureza dos Programas e Projetos
Os programas de saúde estão inseridos trabalhando de forma descentralizada nas unidades de saúde da família, como: programa atenção integral a criança, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e o programa de atenção integral a mulher abrangendo o acompanhamento do pré-natal ao parto.
Referente aos programas envolvendo o adolescente e o idoso é oferecido às ações básicas, como programas de controle de hipertensão e ao diabetes, programa de controle de tuberculose e hanseníase, bem como agravos de epidemias como da dengue.
...