CIENCIAS SOCIAIS
Por: RitadeCassiasans • 22/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.023 Palavras (5 Páginas) • 180 Visualizações
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Daiane da Silva Santos
Elidiane Nascimento da Silva
Paloma Aline Ribeiro Araujo
Rita de Cássia dos Santos
Rosângela de Amorim Cerqueira Ferreira
POSITIVISMO, MARXSIMO E FUNCIONALISMO
Quadro Comparativo
Salvador
2012
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Daiane da Silva Santos
Elidiane Nascimento da Silva
Paloma Aline Ribeiro Araujo
Rita de Cássia dos Santos
Rosângela de Amorim Cerqueira Ferreira
POSITIVISMO, MARXSIMO E FUNCIONALISMO
Quadro Comparativo
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Sociologia do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob o acompanhamento da Profª. Valdineide Barreto e do (a) tutor (a) Prof. Ana Elisa Drummond Ceslestino Sil
Salvador
2012
INTRODUÇÂO
Ao iniciar o estudo da sociologia para fins de entender as principais teorias filosóficas e conceitos que determinam o surgimento dos conflitos sociais do século XIX ao século XX que influenciaram na política, na economia, no social e cientificamente até os dias atuais. Conceitos se desencadearam através dos principais percursores sociais deste período para formação da sociologia que se distribuiu através das divisões de classes excomungada por Karl Marx que defendia o socialismo como principio para os fins dos conflitos gerados na sociedade.
Contudo o funcionalismo por sua vez vem a defender o cumprimento da cada função determinada a merecer do bom funcionamento da sociedade para que não acorressem lesões no meio social no que desrespeito a educação, política, saúde, economia entre outros.
Por sua vez o positivismo coloca a frente às teorias cientificas como único que pode explicar qualquer fato ocorrido. O que ultrapassar ou não chegar à ciência não poderá ser considerado como verídico e sim suposições não comprovada.
Assim o desenvolver desta pesquisa será possível perceber a preocupação de cada filosofo para explicar os fenômenos ocasionados pelas grandes revoluções da época que marcaram a história da sociedade contribuindo para o surgimento de outras teorias e classes econômicas que se desenvolveram através das grandes mudanças no mundo.
Quadro comparativo entre o Positivismo, Marxismo e Funcionalismo.
Década Conceito
Histórico Percursores Característica
de cada teoria Conceitos elaborados Pressupostos teóricos
Positivismo Surgiu do iluminismo e das crises social e moral no fim da idade média e do nascimento da sociedade industrial – grande marco foi a Revolução Industrial (1789-1799) Corrente filosófica , que ganho forças na Europa e defende a ideia de que o conhecimento cientifico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Toda teoria só pode ser tida como concreta se comprovada cientificamente. August Comte, Hans Kelsen, Abandona a busca pela explicação de fenômenos externos trazendo uma filosofia crítica, buscando explicar coisas práticas e metódicas da vida do homem como no caso da lei, moral, das leis, da moral, da ética e das relações sociais que rege o homem e não a criação do homem. Consiste na observação dos fenômenos, submetendo o devaneio à observação. O positivismo estar sintetizado em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Propõe à existência humana valores complementares humanos, afastando a teologia e a metafísica. O que é humano deve ser explicado a partir dos humanos. Acredita que o ser humano passar por três estágios durante sua evolução: O 1° é o teológico, o 2° metafórico e o 3° é o positivismo.
Marxismo No século XIX, em meio a vários problemas sociais que se desenvolvia no seio da sociedade capitalista. Consiste em um conjunto de ideias filosóficas, politicas, econômicas e sociais, baseado na concepção materialista e dialética da historia . O marxismo ver o trabalho e a produtividade como marco diferencial
...