CONVIVENCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS
Por: nandinha2518 • 15/6/2015 • Trabalho acadêmico • 818 Palavras (4 Páginas) • 603 Visualizações
SUMÁRIO
1.Introdução......................................................................................................3
2.Formulaçãodos objetivos Geral e específicos...............................................3
3.Delimitação e formulação do Problema.........................................................3
4.Formulação dos objetivos Geral e específicos..............................................4
5.Público alvo do SCFV....................................................................................4
6.1 Avaliação da pesquisa ..............................................................................5
7. Cronograma da Pesquisa .......................................................................... .6
8. Orçamento ...................................................................................................6
9. RESULTADOS ALCANÇADOS ...................................................................7
10. Referências Bilbiográficas ..........................................................................7
11. Referências ................................................................................................7
1.INTRODUÇÃO
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo (SCFV) trata se de um Serviço da Proteção Básica do SUAS, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviço Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009) e foi reordenado em 2013 por meio da Resolução CNAS nº 01/2013.
O SCFV é ofertado de forma complementa ao trabalho social com famílias realizados por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e indivíduos (PAEFI). Dessa forma, o SCFV pode ser ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em outras unidades públicas ou em entidades privadas sem fins lucrativos, desde que referenciadas ao Cras, sempre supervisionados por uma equipe de profissionais capacitada para atender as demandas específicas de cada faixa etária.
2.Formulação dos objetivos Geral e específicos
O SCFV tem como objetivo proteção, prevenção, autonomia, crescimento pessoal, espaço de convivência, protagonismo, aprendizagem, troca de experiências, proteção social, atua de modo a prevenir nas situações de risco vulnerabilidade e violação de direitos sob a perspectiva de incentivar a socialização, a convivência familiar e comunitária.
3.Delimitação e formulação do Problema
Esta pesquisa busca analisar se O scfv OFERTADO pelo CRAS do município de Veranópolis, especificamente para as crianças e adolescentes inseridos no programa mais educação das escolas adriano farina e felipe dos santos, alcança os objetivos propostos pelo programa citados anteriormente
4.Formulação dos objetivos Geral e específicos
O SCFV tem como objetivo proteção, prevenção, autonomia, crescimento pessoal, espaço de convivência, protagonismo, aprendizagem, troca de experiências, proteção social, atua de modo a prevenir nas situações de risco vulnerabilidade e violação de direitos sob a perspectiva de incentivar a socialização, a convivência familiar e comunitária.
5.Público alvo do SCFV
Este trabalho será realizado com crianças e adolescentes, com faixa etária entre 06 à 16 anos que participam do Programa Mais Educação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Adriano Farina e Felipe dos Santos. Este serviço tem por seu alvo maior as crianças e adolescentes com precário acesso a renda e a serviços públicos
6.1 Avaliação da pesquisa
6.2 Oficineiros
Com esta pesquisa pude perceber os reflexos do SCFV através das atividades propostas pelo oficineiro usando dos seus saberes para criar situações que expressam interesses e sentimentos por meio de diversas linguagens.
De acordo com depoimentos dos mesmos a parceria que a Assistência Social (CRAS) e o Mais Educação tem com as duas escolas citadas à cima, estas oferecem uma segurança as crianças e até mesmo as próprias famílias tirando seus filhos de perigos encontrados nas ruas, dando lhes um ambiente escolar de forma a poderem se expressar seja para situações alegres como também extremamente tristes ajudando para que tenham um crescimento pessoal afim de poderem
...