ENTRE OS MUROS DA ESCOLA – FRANÇA 2008
Por: JulianeSantos • 12/5/2017 • Resenha • 308 Palavras (2 Páginas) • 132 Visualizações
NOME: JULIANE DOS SANTOS LIMA
ENTRE OS MUROS DA ESCOLA – FRANÇA 2008
Quais são os aspectos relacionados ao comportamento característico do adolescente?
Logo no inicio do filme, percebemos um aspecto agressivo vindo do aluno. Este tenta incomodar a aula e atrapalhar o andamento da mesma apenas pelo fato de querer fazer algo contra o professor. O aluno “retruca” de vario modos tudo o que o professor tenta fazer. Um quadro que pode ser visto em muitas escolas, principalmente publicas.
Que tensões entre o professor e o aluno são observadas no filme?
O aluno se recusa a seguir o planejamento das aulas, não copiando o que lhe é apresentado, e tendo baixa frequência. Pode-se notar no filme que os alunos vêm de uma classe social e estrutura familiar um pouco precárias, desenvolvendo assim o aproveitamento escolar mais baixo que a média. Porém, isso muda ao decorrer do filme, visto que o professor se empenha em manter uma empatia com a turma que começa a colaborar, e juntos fazem com que as aulas sejam proveitosas.
Que concepções os professores possuem sobre os alunos e podem influenciar ao processo de ensino e de aprendizagem?
O professor tem que ser flexível na questão da aprendizagem, dito isso, a flexibilidade não se dá por aulas mais fracas ou coisas do gênero, e sim, saber desenvolver uma aula mais ativa, que traga o contexto que o aluno é inserido em sociedade para dentro da sala de aula. Utilizando suas historias e seu conhecimento pré-formado, assim, mantem-se o aluno mais inserido e melhor alocado com a estrutura educacional.
Que pontos o filme nos mostra como nossos trabalhos de professor podem ser influenciados pelos aspectos culturais ou sociais?
Nos pontos onde o professor, com sua insistência, readequação alguns parâmetros das aulas, para que o aluno possa se sentir mais “ativo” do que apenas observador de algo que não lhe parecer ser útil.
...