TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Racial

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

Código de Ética,lei 8.662/93 para a Construção do Projeto ético político profissional do Assistente Social.

A Sociedade brasileira sofreu enormes transformações sociais que desencadearam mudanças na profissão do assistente social, a partir das renovações no código de ética destes profissionais.

No ano de 1993 com a promulgação da lei revogando aspectos considerados ultrapassados nos códigos de ética dos anos anteriores, houve no cenário social revisões  importantes nos espectivos códigos, favorecendo o crescimento do ideal de ética profissional.

Assim o ano de 1980, com profundas modificações no cenário social brasileiro,e com as renovações ocasionadas na estrutura dos cursos de S. Social principalmente com as mudanças na prática e nas reflexões teóricas que aconteceram no campo da profissão do assistente social, houve um enorme crescimento cientificidade da profissão. Já em 91, com a preocupação dos conselhos regionais, Estaduais e federais dos Assistentes Sociais no Brasil, após inúmeras críticas do código de ética de 1986, visualizou-se neste cenário as reformulações no que se refere os valores fundamentais principalmente a liberdade e a justiça social. Assim houve a reformulação do código de ética referindo-se os valores essênciais conforme descritos a seguir:

Alguns princípios sociais enriquecidos por valores incorporados pelas novas  concepções das ideologias que incorporavam no cenário social da profissão  não podendo ser vistos de formas separadas, mas acima de tudo, a partir da visão de conjunto.

Assim os princípios citados representam o novo cenário ideológico que devera ser incorporados pelos profissionais desta área, tornando um novo modelo de concepção, defesa instranzigente dos direitos humanos, ampliação da cidadania  individual, direitos humanos, democracia,equidade e justiça social eliminação de qualquer forma de preconceito garantia de pluralismo de opção por um projeto profissional, articulações com outras categorias de qualidade de serviços prestados livre de descriminação.

As mudanças oriundas da nova incorporação da lei 8.286/93, de forma definitiva a consciência política destes profissionais, onde neste campo uma nova postura diante a sociedade.Por esses motivos o projeto ético político desta categoria é conflitante e ao mesmo tempo desafiador.

Se por algum motivo, você venha presenciar um cidadão roubando em uma padaria, para dar o que comer a seus filhos. Qual seria sua reação perante a sociedade a esse tipo e situação? Denunciar o cidadão ou não?

Aqui se manifestará o nosso lado moral, não é?Nesse exemplo poderá refetir a Ética.Mas  quando refletimos que a atitude do tal cidadão roubando o alimento para seus filhos não morrer de fome, logo pensamos dos valores da justiça ou injustiça.

Assim dessa maneira começamos a enxergar as coisas a partir do julgamento ativo em nós a nossa concepção moral das coisas. Onde encontramos os valores com o projeto ético político profissional dos Assistentes Sociais?

Então os valores morais e éticos ajuda de forma contudente a visualização social das pessoas sofridas e excluídas deste país que contraindo o capitalismo selvagem e efetuam ações humanas todas amparada ou não pela concepção moral presente em cada profissional desta área.

As relações sociais estabelecidas no campo de serviço social podem ser melhores efetivadas a partir da concepção humana de que a liberdade do profissional esta firmada na ética, principalmente quando esses valores partem de dentro, do profissional para ações humanas na sociedade, assim o código de ética  ajuda a refletir tais valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com