FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I
Por: simonesika22 • 21/10/2017 • Trabalho acadêmico • 921 Palavras (4 Páginas) • 467 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL - 3ª SÉRIE
DISCIPLINAS NORTEADORAS:
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO
SERVIÇO SOCIAL II
PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I
Amanda de Cassia H. da Silva | RA: 3198266808 |
Debora Mesquita | RA: 8741163976 |
Eriomaria Evangelista dos Santos | RA: 8513863875 |
Maria Aparecida Serafim | RA: 8379840269 |
Simone Cristina de F. Germano | RA: 8516847057 |
Desafio Profissional
Título: Os parâmetros de atuação dos assistentes sociais e psicólogos na Política de Assistência Social
Tutora Distância: Marilene Massaro
Osasco, 15 de Abril de 2015
SUMÁRIO
Introdução.....................................................................................................................3
Transformações que o período da Ditadura trouxe para a Psicologia........................ 3
Principais acontecimentos que marcaram o serviço social durante o período da Ditadura....................................................................................................................... 4
Período da Ditadura: semelhanças ou diferenças que o período produziu sobre
o Serviço Social e a Psicologia....................................................................................5
Interface entre as duas profissões...............................................................................5
Bibliografia...................................................................................................................6
Introdução
O Brasil viveu uma Ditadura Militar, onde a sociedade foi calada pela força, perseguição, repressão, tortura, dominando totalmente as classes populares.
Somente entre o ano de 1972 a 1974 alguns assistentes sociais elaboraram uma crítica de esquerda baseando em Althusser, método este que repercutiu no serviço social brasileiro em uma intervenção e militâncias dos profissionais trazendo uma visão disforme da realidade social.
Neste cenário histórico a psicologia que já era regulamentada, passou de uma visão individualista para uma visão coletiva.
A constituição foi um marco para a assistência social no Brasil que junto com a saúde e a previdência constituem-se no sistema brasileiro de seguridade nacional, buscando afirmar os direitos sociais, agregando as relações entre o homem no cotidiano da vida social, sob o ponto de vista teórico, politico e técnico, promovendo uma unidade entre estes profissionais, cada um com sua especialidade, buscar assim o bem estar da população menos favorecidas diminuindo a desigualdade social.
Transformações que o período da Ditadura trouxe para a Psicologia
A Psicologia era associada a classes Burguesa da Sociedade Brasileira que buscava contribuir com estudos sobre as intervenções de caráter Higienista, Moralizante e Normatizado focadas principalmente da população pobre.
Podemos observar que a mudança do foco de atuação dos profissionais com o fim da Ditadura Militar saiu da visão individualizada / privada para a construção de posicionamento atenta ao coletivo/social.
As transformações das práticas profissionais da Psicologia foram de muita importância para o reconhecimento da profissão no País. Com isso, a Psicologia na comunidade e nas políticas públicas, inicia-se um processo de conquista pela diminuição das desigualdades social e políticas, culturais e econômicas do País.
Principais acontecimentos que marcaram o Serviço Social durante o período da Ditadura
O assistente social da época da ditadura limitava-se apenas a tratar das politicas social nas comunidades, contraria aos obstáculos do novo regime ate então ditatorial.
Os reflexos resultaram na desmoralização e mudança dos movimentos políticos que se fortaleciam no período populista, tais como MEB movimento de educação de base, sindicalismo rural e movimentos de alguns segmentos da categoria dos assistentes sociais que atuavam buscando os interesses dos setores populares, juntamente com a igreja católica faziam com que a classe menos favorecidas se sentisse amparada, sendo que na verdade estavam sendo controladas e vigiadas à classe dominante.
Assim com novas posturas estruturais e ideológicas, inicia o Movimento de Reconceituação do Serviço Social, assumindo três pontos de norteio: modernização, atualidade e ruptura.
Passa a buscar meios de desvincular-se do conservadorismo e alcançar um novo perfil profissional.
Nessa trajetória surgem documentos de grande importância e significativa para o Serviço Social e são estes os documentos: Araxá, Teresópolis, Sumaré e Alto de Boa Vista que são de grande valia ao Serviço Social.
Período da Ditadura: semelhanças ou diferenças que o período produziu sobre o Serviço Social e a Psicologia
...