História de Barra do Garças-MT
Por: Jani Carvalho • 4/7/2017 • Trabalho acadêmico • 1.119 Palavras (5 Páginas) • 331 Visualizações
FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA
HISTÓRIA DE BARRA DO GARÇAS
CAMILA SANTOLIN
EMILEILA FERREIRA PERES
ESTÊNIA GARCIA N. RODRIGUES
KAREN PERES
JANI MARIA DE CARVALHO
Barra do Garças-MT, maio de 2015.
FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA
HISTÓRIA DE BARRA DO GARÇAS
CAMILA SANTOLIN
EMILEILA FERREIRA PERES
JANI MARIA DE CARVALHO
KAREN PERES
Trabalho apresentado pelas acadêmicas Camila Santolin, Emileila Ferreira Peres, Jani Maria De Carvalho,Karen Peres ao 2º Ano Serviço Social da UNIVAR, como pré-requisito de aprovação parcial na disciplina de Questão Regional e Local, sob a orientação da Profª. Esp. Terça Mara Bispo.
Barra do Garças-MT, maio de 2015.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de apresentar os aspectos históricos de Barra do Garças, bem como sua origem, a situação demográfica, a população com suas culturas, o funcionamento do município, as expressões da questão social que são vivenciadas pelos cidadãos, com a intenção de conhecer a realidade dessa cidade para propor intervenção aos usuários vulneráveis, de acordo com os valores morais, culturais, aspectos econômicos, políticos, ideológicos deste local.
ORIGEM DE BARRA DO GARÇAS
Na margem esquerda do Rio Araguaia está o município de Araguaiana. Araguaiana era muito grande em extensão territorial; seus moradores viviam quase isolados do resto do país por falta de comunicação e estradas. O único meio de transporte era o fluvial, feito por barcos, através do Rio Araguaia.
Por Araguaiana passavam levas de garimpeiros que vinham do norte à procura de jazidas de diamante no Sudeste de Mato Grosso, cuja fama ia longe. Na confluência do Rio das Garças co o Rio Araguaia foram encontradas as mais ricas minas da região.
Os garimpeiros que seguiam rumo à Baliza, maior cidade da região, na época, faziam parada para pouso, na Barra do Rio Garças, em casa de um sitiante. Sabendo do grande achado, os viajantes começaram a se focar nestas terras, iniciando um povoado.
O povoado ficou conhecido como Barra Cuiabana porque, à margem direita do Araguaia, se formava também um povoado conhecido por Barra Goiana.
Antônio Cristino Côrtes, conceituado líder em Araguaiana, muito querido por todas as pessoas, veio também para Barra Cuiabana aventurar a sorte nos garimpos. Chegou acompanhado por um grupo de amigos.
Orientou a construção do povoado demarcando lotes e os distribuindo para as famílias que queriam construir suas moradias. Não aceitava construção de barracas.
A Barra Cuiabana logo tomou feição de cidade, instalaram-se igreja,pensão,comércio e escola. A Barra Cuiabana ou Barra do Rio das Garças logo foi elevada à categoria de vila e em seguida município, recebendo oficialmente o nome de Barra do Garças.
EVOLUÇÃO DE BARRA DO GARÇAS
O núcleo garimpeiro de Barra do Rio das Garças começou a se formar cerca de 1924 com a chegada dos primeiros garimpeiros sob a liderança do Coronel Antônio Cristino Côrtes.
Em 1937 foi descoberto o garimpo próximo às águas quentes. Foi o Monchão do Aroeira. O garimpo cresce e se torna povoado.
Em 1943 é fundada a cidade de Aragarças no povoado Barra-Goiana, com a chegada da Expedição Roncador-Xingu. A expedição penetrou em Barra do Garças rumo ao Rio das Mortes.
A Expedição Roncador-Xingu foi transformada na Fundação Brasil Centra l. Aragarças recebia os incentivos do Governo Federal e se estruturou rapidamente. Seu progresso refletiu sobre Barra do Garças, atraindo moradores de outras regiões.
Em 1947 houve eleição para prefeito de Araguaiana, Antonio Paulo da Costa Bilego foi eleito e era de Barra do Garças. Com a dificuldade de administrar o município à grande distância, pediram a emancipação de Barra do Garças, o que aconteceu a 15 de setembro de 1948.
No período de 1950 a 1954, a Fundação Brasil Central, tendo como superintendente Dr. Archimedes Pereira Lima, construiu a ponte do Rio Araguaia e posteriormente a do Rio das Garças e a estrada até o Rio das Mortes, marco de integração de Barra do Garças com todo o Brasil.
Em 1956 chegaram as Irmãs salesianas marcando a fase de desenvolvimento da área educacional.
O DESENVOLVIMENTO DE BARRA DO GARÇAS
O
...