Momentos Constitutivos Da Perspectiva Da Intenção De Ruptura
Por: Taysa Cavalcante • 27/9/2023 • Resenha • 277 Palavras (2 Páginas) • 94 Visualizações
2.5.3.1 MOMENTOS CONSTITUTIVOS DA PERSPECTIVA DA INTENÇÃO DE RUPTURA
Pode-se observar ao decorrer do livro que a intenção de ruptura com o tradicionalismo teve grande repercussão, assim, é possível notar 3 momentos de suma importância: o da sua emersão, consolidação acadêmica e disseminação sobre a categoria profissional.
Nos anos de 1972 e 1975, essa intenção ganhou força no Brasil, a partir do momento que um grupo de jovens profissionais da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais formulou o Método Belo Horizonte.
A emersão da intenção de ruptura foi fortemente aceita e posta em pratica em Belo Horizonte, pelo fato de lá já ser um local onde ocorreram e ocorriam importantes movimentos radicais e populares, além de existir uma forte tradição estudantil, não só democrática, mas com impulsões revolucionarias e socialistas.
Com o apoio acadêmico, esses jovens profissionais elaboraram a primeira formulação brasileira de ruptura, que seria uma crítica ao tradicionalismo profissional, propondo uma alternativa global para o seu rompimento. Porém, em 1975, esse processo foi interrompido devido a uma crise que resultou na demissão dos seus principais formuladores.
No final da década de 70 ocorre a recuperação da intenção de ruptura, que é colocada sob novas bases estritamente acadêmicas, havendo assim, a consolidação acadêmica. Após 1983, ocorreu a expansão da categoria profissional, que foi favorecida pela conjuntura de transição democrática, em que o projeto de ruptura penetrou nos debates da categoria e na revisão curricular da formação profissional.
...