O Código de Ética do Psicólogo
Por: bruno9464 • 27/11/2017 • Trabalho acadêmico • 341 Palavras (2 Páginas) • 461 Visualizações
ATIVIDADE DISCURSIVA
O Código de Ética do Psicólogo em seu artigo 1º, alíneas "g" e "h", prescreve a responsabilidade do psicólogo em informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos.
Das Responsabilidades do Psicólogo
Art. 1º - São deveres fundamentais dos psicólogos:
g.Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário;
h. Orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho;
Como deve ser planejada e o que deve conter a entrevista devolutiva de encerramento do processo de orientação profissional?
Resposta.
A devolutiva deve ser construída visando e valorizando o crescimento e amadurecimento do cliente. Para que a entrevista seja eficaz terão que ter os seguintes passos.
- Dados de identificação.
- Retomar o objetivo do psicodiagnóstico.
- Relacionar os objetivos com as expectativas do cliente.
- Lembrar que o conhecimento oferecido não refere-se a uma verdade absoluta e definitiva sobre o sujeito.
- Apresentar este como um momento de troca de informações.
- Destacar inicialmente os aspectos ajustados da personalidade; podendo ser através de testes.
- Enfocar os aspectos psicopatológicos ou problemáticos.
- Fazer recomendações terapêuticas e propor encaminhamentos.
- Solicitar ao cliente que expresse como foi a avaliação, a sua compreensão e sentimentos sobre o que foi apresentado, além de suas dúvidas e curiosidades acerca do processo.
Encerrar a entrevista após a compreensão do processo.
Os resultados dessas avaliações, ou devolutivas, devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo, segundo a resolução 07/2003 do CFP.
Referencia
Jornal - Edição 147 - Questões éticas disponível em http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/jornal_crp/147/frames/fr_questoes_eticas.aspx>. Acesso em 25 maio 2017.
...