O DESAFIO ANHANGUERA
Por: Clara1717 • 5/11/2017 • Trabalho acadêmico • 3.939 Palavras (16 Páginas) • 222 Visualizações
POLO: TAGUATINGA (DF) - FACNET
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
CLARICE AFONÇO SILVA IZIDRO
RA: 8979229696
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS NORTEADORAS: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS; PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL; POLÍTICAS ESPECIAIS; MOVIMENTOS SOCIAIS; PLANOS E PROJETOS DE INTERVENÇÃO.
BRASÍLIA - DF
MAIO / 2017
CLARICE AFONÇO SILVA IZIDRO
RA: 8979229696
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS NORTEADORAS: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS; PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL; POLÍTICAS ESPECIAIS; MOVIMENTOS SOCIAIS; PLANOS E PROJETOS DE INTERVENÇÃO.
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Competências Profissional; Participação e Controle Social; Políticas Especiais; Movimentos Sociais; Planos e Projetos de Intervenção.
Tutora à Distância: Maria Aparecida dos Santos Correa / Mara Lúcia Pereira
BRASÍLIA - DF
MAIO / 2017
SUMÁRIO
RESUMO.....................................................................................................................3
INTRODUÇÃO.............................................................................................................4
1 – COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO ASSISTENTE SOCIAL.......................5
2 – A IMPORTÂNCIA DO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA VIDO DO DEFICIEENTE E DE SEUS FAMILIARES...........................................................6
3 – ALGUNS PONTOS RELEVANTES DA RESOLUÇÃO 109/09 DO CONSELHO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL.........................................................7,8 e 9
4 – DE DEBATE SOBRE AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E QUANTO AO SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA NO DOMICÍLIO, AMBOS PARA PESSOAS IDOSAS E COM DEFICIÊNCIA.....................................................9 e 10
5 – ARTIGO E INTRODUÇÃO..................................................................................11
6 – DESENVOLVIMENTO..........................................................................11,12 e 13
7 – CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................15
RESUMO
Este trabalho trata da regulamentação da profissão de assistente social, com foco em suas competências e suas atribuições, aborda alguns aspectos do Estatuto da pessoa com deficiência, e analisa a Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas necessitadas.
Palavras-chave: Assistente Social; Competências; Pessoas com Deficiência e idosas .
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho visa expor uma análise da atuação dos profissionais da Assistência Social, abordando também alguns aspectos da Lei nº 8.662/93 que regulamenta a profissão, identificando ainda as competências profissionais que são requeridas para o Assistente Social.
O Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146/2015, também será abordado neste ensaio, principalmente com vista a um maior e melhor entendimento sobre o tratamento adequado à pessoa com deficiência.
A Resolução nº 109/09, do Conselho Nacional de Assistência Social, igualmente, será objeto do presente artigo, em especial no que se refere ao Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.
O trabalho trará ainda as conclusões de um debate em grupo acerca das competências profissionais do Assistente Social em sua atuação considerando as determinações contidas no Estatuto da Pessoa com Deficiência e na Resolução nº 109/2009 do Conselho Nacional de Assistência Social.
- COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO ASSISTENTE SOCIAL
Realize a leitura e contextualize com suas palavras fundamentando-se na Lei nº 8.662/93 – Lei de Regulamentação da Profissão de Serviço Social –, buscando identificar as competências profissionais que são requeridas para o assistente social.
A Lei 8.662/93 trata basicamente das competências, atribuições privativas, representação da categoria e também do funcionamento do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).
O Art. 4º trata especificamente das competências do Assistente Social, após a leitura do artigo, podemos verificar que existem alguns pilares que são de suma importância, são eles: Planejar, Elaborar, Coordenar, Executar, Orientar e Avaliar. Esses pilares estão presentes em quase todos os artigos da Lei 8.662/93, e especificam bem a metodologia de trabalho do Assistente Social.
A Lei indica que os profissionais do Serviço Social podem atuar em várias entidades, dentre elas: Administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades, organizações populares e movimentos sociais. A Lei 8.662/93 também prevê o compromisso com os movimentos sociais e a defesa de direitos.
Mediante a leitura e também a pesquisas sobre o assunto, podemos verificar que o Assistente Social, busca enquanto profissional desenvolver atividades relacionadas a questões sociais e que vão muito além do que é estabelecido por lei como competências e atribuições. Isto é ele busca um olhar para o entorno da realidade social em que se trabalha, buscando ter um entendimento e percepção não só do que é aparente ou mostrado, mas sempre tentando ver as necessidades que vão surgindo. Por isso é importante dizer que a atuação do Assistente Social não possui limitações, seja no âmbito público ou privado, mas depende sim da necessidade do ser humano.
...