O DESAFIO PESSOAL E PROFISSIONAL
Por: kmta • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 430 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
[pic 1]
PÓLO DE JUAZEIRO-BA
Serviço social
FAMÍLIA E SOCIEDADE
SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
Atividade Prática Supervisionada entregue como requisito para conclusão das disciplinas: Família e sociedade, do curso de Se viço Social da Universidade Anhaguera-Uniderp.
Professores: Ma. Ana Lúcia A. Antonio, Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia. Tutor Presencial: Cícero
JUAZEIRO/BA
15/04/2015
“Famílias Configurações e Realidade Social”
A família no contexto é representada como conjunto de pessoas socialmente conhecidas, com papel fundamental no desenvolvimento do ser humano, assumindo suas responsabilidades como: proteção, socialização, dando afeto, segurança e uma vida segura.
Construir uma família não é uma tarefa fácil, é preciso ter uma emoção equilibrada, porque é aonde que o ser humano aprende a ouvir, falar e dar os primeiros passos, ou seja, a família é uma escola, onde apreendemos conceitos básicos para nossa vida social como respeito, ética, moral, honestidade, amor, educação e a integridade por toda a vida.
Na sociedade atual à família passa por varias mudanças. Hoje os brasileiros conseguem viver mais do que antes e isso reflete na vida familiar, principalmente, na área urbana.
A mulher cada vez mais tem conquistado o seu espaço na sociedade capitalista, tem ocupado cargos remunerados e até vezes tem sido as únicas provedoras das suas famílias. Com a evolução da tecnologia, o exame de DNA, também, foi uma parte fundamental para mudança familiar.
O aumento cada vez mais na sociedade de divórcios e também família tem variado através dos tempos. Casais divorciados podem constituir uma nova família compostas por outras pessoas.
Apesar, que ainda são marcantes na sociedade atual o patriarcalismo e tradição familiar.
Nesse terceiro milênio a família tem sido vista não só por laços sanguíneos, mas como pessoas que convivem no mesmo ambiente.
Na contemporaniedade brasileira é marcada por inúmeros fatos tais como: a pobreza, desemprego, as drogas, as violências e outras complicações do dia a dia.
Matricialidade Sociofamiliar
A constituição de 1988 consagrou a família como base da sociedade, requerendo do estado com eixo fortalecedor desta instituição social, o reconhecimento da família, a coloca com central na política de assistência social, sendo assim se torna prioridade.
A Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004 - tem como objetivo centralizar a família, garantindo suas necessidades e interesses no convívio familiar e comunitário, dando a proteção social. (Artigo 226 – Constituição Federal do Brasil)
Na legislação citada fala que a família tem a proteção da sociedade e do estado, mas na realidade à família se encontra cada vez mais frágil, desprotegida e com risco social.
Podemos dizer que o assistente social referente como profissional nas políticas públicas, deve estar envolvido com outras políticas sociais, como: as públicas de Saúde, Educação, Cultura mantendo a qualidade dos serviços sociais para toda comunidade.
...