O GÊNERO DISCURSIVO NA EDUCAÇÃO DE ACORDO COM À PERSPECTIVA DA BNCC
Por: Tiago Avelar • 20/4/2020 • Artigo • 3.167 Palavras (13 Páginas) • 223 Visualizações
HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
SEMINÁRIO DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR II
[pic 1]
GÊNERO DISCURSIVO NA EDUCAÇÃO DE ACORDO COM À PERSPECTIVA DA BNCC
Edilza De Almeida Santos Avelar
Maria Luiza Araújo dos Santos
Benedita Vieira De Andrade
José Moacir Soares da Costa Filho
RESUMO:
O Presente artigo tem como objetivo descrever e mostrar os diferentes tipos de gêneros textuais que são trabalhados na área da educação, e como são norteados dentro da Base Comum Curricular (BNCC). Para tanto, o estudo tem pretende mostrar que o documento articula diversos gêneros, já no início da Educação Básica, levando em consideração a grande importância que os gêneros possuem na vida dos indivíduos e para a sociedade em geral. Portanto, pretende-se estudar de que forma esses gêneros estão sendo trabalhados e como a interdisciplinar pode contribuir para aprendizagem dentro do espaço escolar. O trabalho interdisciplinar é um conteúdo que é comum a duas ou mais disciplinas ou ramos do conhecimento, é o processo de ligação entre as disciplinas.
Palavras-chave: gêneros discursivos. BNCC. Interdisciplinaridade. Educação.
Introdução
O presente artigo tem como objetivo discutir sobre os diversos gêneros que são trabalhados dentro da educação, e como a Base Nacional Comum Curricular aborda esses gêneros que podem ser trabalhados de forma interdisciplinar, destacando a importância dos gêneros discursivos dentro do contexto social, e no ambiente escolar. Mais especificamente as tirinhas e poemas, na educação e dentro da sala de aula são trabalhados diferentes gêneros como, por exemplo: poesia, conto, tirinha, dentre outros que são essenciais na vida dos indivíduos e os levam a compreender os assuntos abordados de uma maneira mais didática e lúdica para o aprendizado do aluno.
Este trabalho foi feito por meio de referências bibliográficas, que destacam os gêneros textuais e alguns tipos que são trabalhados em sala de aula. A BNCC é um documento normativo que regulamenta as aprendizagens que são fundamentais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio que buscam garantir o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento pleno de todos os estudantes.
Os gêneros textuais estão a todo momento nos rodeando, para onde quer que vamos ou que fazemos eles estão ali presentes, no nosso cotidiano, nas nossas tarefas diárias em todos os lugares a um meio de comunicação, de diálogo dirigidos a nós e a outros, e no ambiente escolar não é diferente. Porém, vemos ainda os gêneros sendo trabalhados como forma de dirigir o conhecimento ao aluno para que ele entenda suas características.. Cada gênero tem seu formato próprio, sua especificidade, seu suporte, ou seja, são o que alguns especialistas chamam de características socio comunicativas, características essas definidas pelo conteúdo, a função, o estilo e a composição do material a ser lido. E é essa soma que define os diferentes gêneros. Ou seja, se é um texto com função comunicativa, tem-se um gênero.
Para Bakhtin, os discursos são produzidos de acordo com as diferentes esferas de atividade do homem, esses discursos ocorrem por meio da comunicação, da interação com o outro, gerando diversos textos, sejam orais ou escritos, e quando escritos são denominados de gêneros textuais ou gêneros do discurso como o mesmo denominou. Esse discurso que produzimos é toda atividade comunicativa que produza sentidos ao nosso interlocutor, ou seja, quem dirigimos a palavra.
Os gêneros não devem ser produzidos somente para serem avaliados como ditos certo ou errado, qualquer gênero que produzimos é para alguém ler, ouvir, se identificar, mesmo que sejam direcionados a nós mesmos. Cabe aos professores usar diferentes gêneros textuais em suas aulas e pedir a seus alunos que os pratiquem, assim não ficando preso apenas a um gênero só, possibilitando ao aluno conhecer diferentes gêneros possíveis, para que esses alunos aprendam na prática como se formam esses gêneros. E esse documento da BNCC visa nos dá um auxílio, um norte de como trabalhar e desenvolver uma boa relação de ensino com nossos alunos, pois um bom aprendizado se faz em um bom ambiente escolar, com uma boa relação professor-aluno.
Nos PCN’S vemos muito a questão da interdisciplinaridade que é nada mais que, unir as diversas áreas do conhecimento, ou seja, integrar essas disciplinas a outras áreas do saber, esse processo de integração contribui para o aprendizado do aluno. A interdisciplinaridade é o processo de ligação de disciplinas, é o agrupamento de inúmeros ramos do conhecimento, que visão a expansão do conhecimento.
A primeira competência da etapa do ensino fundamental da BNCC se resume em Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
Essa competência mostra o quanto é importante nos conhecer como sujeitos, agentes de uma sociedade, formadores de opiniões, sujeitos ativos na comunicação social, o gêneros nos proporcionam as mais diversas comunicações e interações socias, compartilhadas com o outro e com a sociedade, é através dos estudos das linguagens que promovemos diálogos, reflexões, conhecimentos. A linguagem é necessária para construção do homem, da sociedade, de cidadãos críticos, éticos e morais.
Assim a BNCC é formada de diversas áreas, categorias, competências, que mostram como devem agir os professores e os processos educativos, é um guia para auxilio dos discentes/docentes, das instituições escolares na promoção do conhecimento, de um ensino de qualidade, posto que o saber é direcionado a todos de igual forma, e deve implicar a construção do conhecimento e na formação do indivíduo desde a menor idade. Ainda conforme a BNCC:
As atividades humanas realizam-se nas práticas sociais, mediadas por diferentes linguagens: verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e, contemporaneamente, digital. Por meio dessas práticas, as pessoas interagem consigo mesmas e com os outros, constituindo-se como sujeitos sociais. Nessas interações, estão imbricados conhecimentos, atitudes e valores culturais, morais e éticos.
Vemos que todas as práticas da atividade humana envolvem comunicação, diálogos sejam orais ou escritos, e esses diálogos são dirigidos sob formas de textos que formam os gêneros. Essas práticas sociais de que fala a BNCC são envolvidas nos gêneros textuais. Dessa forma, faz-se importante sua utilização e nosso conhecimento sobre eles. E, mais do que isso, podemos observar o quanto é necessário ensina-los e promover sua prática pelos alunos, pois toda e qualquer comunicação sucede em gêneros textuais.
...