O IDOSO E O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
Por: 20082013 • 23/10/2018 • Projeto de pesquisa • 1.221 Palavras (5 Páginas) • 286 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL - EAD
O IDOSO E O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA
OUTUBRO DE 2018
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP
LILIAN APARECIDA MENDES BARBOSA LOPES
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL - EAD
O IDOSO E O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA
OUTUBRO DE 2018
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO 04
2. JUSTIFICATIVA 06
3. OBJETIVO GERAL 06
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 06
4 PÚBLICO ALVO 07
5, METAS A ATINGIR 07
6. METODOLOGIA 07
7. RECURSOS 08
8. CRONOGRAMA 08
9.AVALIAÇÃO 09
10. REFERÊNCIAS 09
- APRESENTAÇÃO
O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada, sendo responsável pela organização e oferta de serviço sócio- assistencial da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social nas áreas de vulnerabilidade e risco social do município. É por meio do CRAS que a proteção social se faz e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais do município e a importância da presença das políticas sociais para reduzir essas desigualdades com o objetivo de promover lazer, socialização e fortalecimento de vínculos entre os participantes, prioritariamente aqueles em situação de vulnerabilidade social. É a principal porta de entrada para os serviços do SUAS, possibilitando o acesso a um grande número de famílias à de proteção social de assistência social. Sendo ele o responsável de garantir, prevenir e executar ações para que a população busque hábitos de vidas saudáveis
O Projeto abrange o acesso aos direitos e serviços básicos referentes à alimentação, a apropriação de informações e conhecimentos desses direitos destacando a saúde como um direito de todos, inclusive dos idosos, conforme o Art.8° e Art. 9° Estatuto do idoso:
Art. 8.º O envelhecimento é um direito personalíssimo
e a sua proteção um direito social,
nos termos desta Lei e da legislação vigente.
Art. 9.º É obrigação do Estado, garantir à
pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante
efetivação de políticas sociais públicas que permitam
um envelhecimento saudável e em condições
de dignidade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que, até o ano de 2025, o Brasil será o sexto país no mundo em número de idosos. Entre 1980 e 2000, a população com 60 anos ou mais cresceu de 7,3 milhões para 14,5 milhões e, ao mesmo tempo, a expectativa média de vida aumentou no país. O aumento do número de idosos e a expectativa de vida necessitam ser acompanhados pela melhoria e pela manutenção da saúde e da qualidade de vida, pois a desinformação sobre a saúde do idoso ainda é grande e seus desafios também (COSTA; CIOSAK, 2009).
A educação em saúde constitui-se numa ação voltada para a promoção de qualidade de vida, desempenhando importante papel no combate à pobreza, à desigualdade e à exclusão social. Utiliza-se de estratégias de construção de novos conhecimentos sobre o cuidado de si na população idosa. Durante o processo de envelhecimento, percebem-se alterações fisiológicas decorrentes não apenas dos agravos relacionados à idade, mas de hábitos de vida inadequados à manutenção da saúde.
As possibilidades de ocorrerem transformações sobre as condições de vida e de saúde nas classes populares dependem do acesso a determinadas formas de conhecimento, e a educação em saúde cumpre um papel significativo frente à melhoria das condições de vida e de saúde das populações.
2. JUSTIFICATIVA
O que me motivou a escolha do tema desse projeto de intervenção foi através das participações dos encontros que acontece semanalmente no grupo de idosos, que são oferecidos momentos de diversão e lazer, onde observando houve situações que devido o calor, alguns usuários teve pressão alta e mal estar, sendo assim acompanhadas pela enfermeira que sempre faz presente nos eventos. Nisto levou a elaboração deste projeto para que possam ser levadas à reflexão sobre os hábitos alimentares e a importância destes para uma melhor qualidade de vida.
3. OBJETIVO GERAL
Conscientizar todos os idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da melhor idade a importância de uma vida saudável que assim como o lazer, o divertimento que lhes são oferecidos, o envelhecimento ele precisa ser saudável para que se prolonguem os dias de vida.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover um conjunto de ações para o incentivo à melhoria da saúde e do condicionamento físico dos idosos através de atividades físicas e de lazer buscando intervir positivamente na qualidade de vida dos participantes;
- Realizar oficinas educativas para fomentar a integração entre os idosos, esclarecer dúvidas e ampliar o conhecimento dos participantes sobre vida saudável;
- Desenvolver o plantio de uma horta de plantas medicinais como terapia ocupacional.
4. PÚBLICO ALVO
Idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculo da melhor idade e da comunidade.
5. METAS A ATINGIR
A principal meta a ser atingida por esse trabalho de intervenção social é a elaboração de um cronograma de atividades físicas e laboral para evitar o sedentarismo e a implantação de uma academia de ginástica dentro SCFV da melhor idade uma vez que há espaço, para seguir junto com a utilização da piscina.
...