O Projetos de Pesquisa em Serviço Social
Por: dcas • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.256 Palavras (18 Páginas) • 198 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE BELO HORIZONTE – UNIDADE 2
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Projetos de Pesquisa em Serviço Social
BIANCA RODRIGUES DOS SANTOS ROCHA – RA 1299105804
IONE APARECIDA TEIXEIRA OLIVEIRA – RA 4311791303
MARCIA GAVIÃO PIRES – RA 5313966911
MAICON SOARES – RA 4311780882
RENATA CASSEMIRO DOMINGOS – RA 1299104221
SILVIA DAVID MENDES – RA 5322977553
A influência da Pesquisa para o Serviço Social
TUTORA EaD – ANA MARIA ESPINDOLA
BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS
2014
SUMÁRIO
1 Introdução _ 03
2 A Importância do Pensamento Científico e Metodológico 03
3 O Eixo Temático – O Serviço Social e o Terceiro Setor 05
3.1 As Organizações Sociais, Sociedade Civil e Interesse Público 05
4 O Problema 07
5 Justificativa 07
6 Técnicas de Pesquisa 08
6.1 Pesquisa Bibliográfica 08
7 A Metodologia 09
8 O Projeto de Pesquisa 09
9 Considerações Finais 10
Referências 11
1 INTRODUÇÃO
Este desafio proporcionou ao grupo um contato com o aparato teórico e metodológico tão necessário ao desvelamento das questões sociais, assim como promoveu a reflexão a respeito da interferência do assistente social na sociedade.
Compreendemos a fundamental importância para atuação profissional do Serviço Social as boas práticas de pesquisa compreendendo e diferenciando o conhecimento do senso comum do conhecimento científico. Além de promover a devida capacitação para a formulação de políticas, programas, planos e projetos na área social, verificando as demandas presentes e buscando caminhos para o enfrentamento da questão social.
Para se produzir conhecimento científico, enquanto pilar para o entendimento da realidade, é necessário antes de mais nada, o exercício da autocrítica, de receber a crítica de outros e também de criticá-los. Dessa forma, um dos produtos utilizados para as atividades científicas é a publicação. Através dos autores e de seus trabalhos, é possível conhecer e comprovar o que já foi realizado em determinado campo. Essas publicações nos ajudam a compreender as discrepâncias entre as histórias que estão registradas nas biografias dos procedimentos.
Atribuímos à pesquisa pontos importantes como competência, habilidades, função e papel do profissional do Serviço Social na contemporaneidade, buscando através da investigação e da observação quais os reais desafios a serem enfrentados por este profissional nos dias atuais.
2 A IMPORTANCIA DO PENSAMENTO CIENTIFICO E METODOLOGICO
Considera-se termo científico tudo aquilo que é constatado com base em provas e em evidências. Segundo a concepção popular, a ciência não dá margem à subjetividade, ou seja, à “achismo”, tudo tem que ser alicerçado em provas.
Ciência é uma forma peculiar de produzir conhecimento objetivo. Objetividade, ainda nesse senso comum, contrapõe-se à subjetividade. Um conhecimento objetivo seria aquele que independe das posições (ou das opiniões) de um sujeito qualquer. Tal forma de conhecimento, ainda nessa imagem comum, falaria da realidade, e não das opiniões desse ou daquele indivíduo, desse ou daquele grupo social. O conhecimento científico, nessa visão, se imporia a todos. É nesse sentido que ouvimos frequentemente frases como “a ciência demonstra isso”, ou “cientistas verificaram que ...”.
A imagem da ciência ainda é predominante no senso comum, e é de um método capaz de mostrar aparências ocultas da realidade impenetráveis aos mortais, a não ser através da prática científica. Sendo assim, competiria ao método científico, o benefício de abordar a realidade, de divulgar as suas regularidades e leis, ou seja, aceitar o método científico seria a melhor forma de chegar à verdade, de desvendar para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade. Um pesquisador não deve convencer só a si, mas todos os demais membros da comunidade científica a qual pertence. Para isso ele não deve se basear em hipóteses, mas sim em fontes confiáveis e constante aprimoramento de suas técnicas de pesquisa.
Sem embasamento teórico, é impossível ao pesquisador verificar os avanços obtidos através de sua pesquisa e isso o impossibilita na elaboração de projetos de intervenção. O conhecimento científico aliado à observação, norteia a ação do pesquisador e lhe fornece instrumentos que melhore o desempenho e a eficácia da pesquisa. A importância do conhecimento científico diz respeito as principais características, relações e importância do senso comum e do conhecimento científico.
Este estudo esclarece as principais dúvidas a respeito do senso comum e do conhecimento cientifico, através da análise simplificada das características e das relações entre o senso comum e o conhecimento cientifico, dando ênfase a importância do conhecimento cientifico, chegando a conclusão de que o conhecimento científico é descoberto através do senso comum que são conhecimentos existentes insuficientes. O ser humano em sua essência tem o hábito de divergir em pontos de vista, de analisar uma mesma coisa através de vieses diferentes.
...