O Relatório Instrumental
Por: 2203amor • 17/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.112 Palavras (5 Páginas) • 173 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – UNIDERP[pic 2][pic 3]
Centro de Educação a Distância
ATPS – Relatório Thiago e Gabriel.
Disciplinas: A organização Social no Brasil, Antropologia Aplicada ao Serviço Social. Direito e Legislação.
Curso: Serviço Social
Tutora: Fernanda Caldorin
Gisele Antunes de Sousa – RA 9520391379
Aline Cristina De Miranda Mariano-RA 9910162217
PIRACICABA /SP
25/05/2015
Professoras:
Maria Clotilde Bastos
Relatório Thiago e Gabriel.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, regulamentou conquistas presentes na Constituição [...] A primeira delas está na mudança da concepção de infância e adolescência, anteriormente compreendidas como fases da vida destituídas de direitos e que, portanto, precisam simplesmente de tutela. Pela nova concepção, instituida pelo ECA, crianças e adolescentes passam a ser vistos como sujeitos em situação peculiar de desenvolvimento e pessoas portadoras de direitos” (Sales, Matos, Leal. 2006, p. 148).
PIRACICABA
25/05/2015
A criança e o adolescente passam a ser visto como sujeito de direitos no Brasil a partir da Contituição Federal de 1988 e reforçado no ECA.
Assim, a criança e o adolescente são vistos como cidadãos de direitos e passam a ser de inteira responsabilidade da família, da sociedade e do Estado assegurar uma vida digna a esses, independentemente de classe social, sexo ou cor.
Conforme solicitado segue relatório do caso das crianças, Gabriel dos Santos oito anos de idade, e Thiago dos Santos três anos de idade, cujo os pais foram presos pelo mesmo crime o trafico de drogas, a Mãe Isabel Alves dos Santos, 32 anos, foi condenada por associação ao tráfico ,e a pena pode chegar a 6anos de prisão, o Pai Marcelo dos Santos, 34anos, condenado por trafico a pena poderá chegar a 15anos de prisão, o casal está preso em estados diferentes, a mãe no presidio feminino de campo grande MS, e pai no presido masculino em são Paulo. Os filhos do casal s se encontram provisoriamente, em um lar de crianças, no município de campo grande MS, pois no ato da prisão, a avó Maria encontrava se, no hospital, acompanhando Senhor Pedro, o avô que precisou de uma cirurgia de fêmur.
Como requerido, foi feito uma analise investigativa, para que se possa encontrar uma melhor solução. Sabendo que, que o abrigo é provisório e excepcional, com permanência máxima de dois anos, quando não existe possibilidade de acolhimento.
E que o Art28 inciso 4º cita que “os irmãos serão colocados sob adoção, tutela, ou guarda da mesma família substituta, ressalva a comprovada existência de risco de abuso ou outra situação que justifique plenamente a excepcionalidade de solução diversa, procurando se em qualquer caso, evitar o rompimento definitivo dos vínculos fraternais (incluído pela lei 12.010 de 2009).
Por este motivo, procuramos a família, após alguns contatos, obtive a informação, que os Avôs paterno, já são falecidos, ( residiam em outro estado) os tios, residem em outro estado e não tem vinculo afetivo com as crianças.
Já os avôs maternos residem no mesmo município (Campo Grande MS), a Avó Dona Maria Fernanda Alves, 58anos casada, portadora de doença crônica diabetes tipo I, em uso de medicação, encontra se estável, bem orientada. O avô materno Senhor Pedro Alves hoje encontra se em casa, está recuperação de uma cirurgia de fêmur, previsão de reabilitação em seis meses, o casal é aposentado, vive em uma casa de quatro cômodos, situada num bairro de classe média baixa, a casa é bem simples, e acolhedora, eles tem uma renda familiar de R$1.778,00; O casal conta com o auxilio de um filho, Marcos Alves, tem 38anos é casado com Gisele Santos Alves 36anos o casal tem, dois filhos, Beatriz de seis anos e Nicolas de 4 anos de idade, eles reside no mesmo município dos pais, e na mesma rua, Marcos e sua esposa Gisele, auxiliam o casal, visitando diariamente ,acompanhando ao medico (quando necessário) Já Dona Maria (avó) colabora com a nora Gisele, cuidando dos seus filhos em um pequeno período que em as crianças voltam da escola.
...