OS INDICADORES SOCIAIS DE RENDA
Por: Devid Guimarães • 18/4/2018 • Trabalho acadêmico • 4.480 Palavras (18 Páginas) • 174 Visualizações
INDICADORES SOCIAIS DE RENDA
Devid Xavier Guimaraes
Tutora Externa: Neuzilene Neves Fernandes
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço Social (SES 0353) – Seminário Interdisciplinar V
14/12/17
RESUMO
Estudar e analisar de indicadores sociais, se faz necessário por serem de estrema importância para o estudo de desenvolvimento da população, possibilitando assim através destes, propostas especificas para programas e projetos sociais baseado na equidade e garantias de direitos da população. Nesse artigo especificamente iremos analisar o indicador social Renda Per Capita, que é um indicador que auxilia a informação sobre o grau de desenvolvimento de um país, o mesmo versa sobre a divisão do coeficiente da renda de determinado país pela sua população, logo, estaremos compartilhando um estudo acerca da renda per capta do Brasil. Tal indicador social, pode se apresentar por vezes o coeficiente denominado Produto Interno Bruto - PIB. Mesmo que seja um índice extremamente útil, pelo fato de discutir de uma média vastamente usada na literatura econômica em geral, esse coeficiente oculta múltiplas disparidades na distribuição de renda. Onde, um país, por exemplo, pode apresentar boa renda per capita, mas um alto índice de concentração de renda e grande desigualdade social. Há também a possibilidade de um país ter uma renda per capita baixa mas que não haja concentração de renda relevante, não existindo assim grande desigualdade entre os países ricos e os pobres.
Palavras-chave: Renda Per Capita. Coeficiente. Desigualdade Social.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa demonstrar os efeitos da má distribuição de renda no Brasil, a desigualdade social, como é aceita e como ela é, pois muitas das vezes ela é exagerada, desmedida, fora do comum, ou na maioria das vezes excessiva. Em nosso país há uma grande desigualdade de renda entre as classes sociais, gêneros e etnias.
O rendimento de um país é expresso em renda per capita, que corresponde à riqueza de um país dividida pelo número de habitantes. Porém, uma elevada renda per capita, não confirma ou reflete a realidade, pois de uma forma geral a renda é mal distribuída.
Para muitos os indicadores sociais brasileiros baseados em renda, até o começo da década passada, era um exercício frustrante. A alta desigualdade se comportava desde 1970 como se fosse uma constante da natureza, enquanto a renda média flutuava ao sabor de choques externos e de políticas internas em torno da tendência nula assumida nas chamadas décadas perdidas.
A partir de 2001 a desigualdade, medida pelo índice de Gini, cai entre todas as sucessivas Pesquisas Nacional por Amostras de Domicilio - PNAD da década, de forma que chegamos ao nível mais baixo da série histórica que começa no Censo de 1960. O crescimento de renda total e da renda do trabalho, em particular o emprego formal, volta com força a partir do fim da recessão de 2003, gerando impactos cumulativos sobre os níveis de pobreza e de bem-estar social.
...