PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Por: taniasocial • 6/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.194 Palavras (9 Páginas) • 407 Visualizações
[pic 1]
Belenzinho - SP
Serviço Social
6º Semestre em EAD
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Camila Rodrigues dos Santos RA: 7192541810
Juliana Aparecida Rodrigues da Costa RA: 6966390147
Rosana Pereira de Matos RA: 6966389415
Rosemeire Pereira Souza Santos RA: 6966451669
Tânia Aparecida Barbosa RA: 6908389492
Tutora Presencial: Andreia da Silva Santos
São Paulo
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...................................................................................................................03
2 A RELEVÂNCIA DA PESQUISA NA ATUALIDADE PARA O CAMPO DO SERVIÇO SOCIAL.................................................................................................................................04
3 INQUIETAÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER........................................ ..05
4 PRINCIPAIS CONCEPÇÕES DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA........................................06
5 CRONOGRAMADE ATIVIDADES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA...................................................................................07
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................08
7 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..........................................................................................09
INTRODUÇÃO
Observamos que a violência doméstica não é um fenômeno novo, embora analisada, nas atualidades com novas dimensões e características.
Foi a partir da década de 60, com os movimentos feministas, que a violência contra as mulheres se tornou um tema visível e merecedor de atenção por parte da opinião pública e das instâncias políticas. Procurou-se, desde esse período, desconstruir a “naturalização” associada á violência no seio da esfera privada, que com maior frequência se dirige ás mulheres. No entanto, só a partir de 1970 surgem, nos EUA, os primeiros estudos nacionais que permitem avaliar a verdadeira amplitude e intensidade do fenômeno, dando-lhe uma visibilidade, que até então permanecia oculta.
A violência contra as mulheres é um fenômeno que atinge indiscriminadamente pessoas de todas as classes sociais, cor, idade e etnia. Pela ausência de dados e informações que atestem essa afirmativa, historicamente se discute sob ótica da discriminação a desigualdade na posição social e de poder entre homens e mulheres.
A RELEVÂNCIA DA PESQUISA NA ATUALIDADE PARA O CAMPO DO SERVIÇO SOCIAL
Baseado nas leituras e nas discussões do grupo compreendemos que a pesquisa social é um método que permeia a atuação do assistente social desde a sua formação acadêmica ao longo da atuação profissional se torna imprescindível para que possa compreender o território em que esta atuando e quais as necessidades específicas daquela população no atual contexto social, sendo inclusive um dos objetivos de seu trabalho, para assim ter condições de além da teoria a prática, por meio da pesquisa possa subsidiar o trabalho para com a demanda advinda do território.
A pesquisa social se torna um meio falicitador ao profissional, para que o mesmo possa estar mais próximo do território, usuários e de suas demandas, momento que conseguirá levantar dados estatísticos e estratégicos que ajudará a fortalecer seus conhecimentos para buscar meios que possam minimizar a desigualdade social, atrelando a um trabalho coeso objetivando construir metas e sanar a problemática que certamente possui índices relevantes na população atendida.
Por se tratar de uma atribuição e competência do assistente social, cabe ao profissional estar em constante articulação com a rede territorial, ter uma postura articulada e atualizada para com o território e a atualidade, fatores esses que facilitará na construção de caminhos que levam a mudança do território e a demanda da região, pois conhecendo a população esse terá condições de identificar quais as reais necessidades das pessoas que vivem naquele território, compreender os problemas e traçar metas para sanar a situação problemática.
E para que a mudança aconteça é preciso auxílio da pesquisa social pois a mesma é um processo que utiliza a metodologia científica que permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social.
A Teoria Social de Marx, é uma das bases para compreender a relevância da pesquisa nessa profissão. Os conceitos marxianos nos dão todos os subsídios para explicarmos a questão social e todas as suas manifestações da realidade. Eles também mostram como a pesquisa nos possibilita sair do imediatismo para compreender os fatos em sua processualidade, dimensidade e complexidade.
INQUIETAÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
O termo violência contra a mulher surge nos anos 70, através do movimento feminista, ao denunciar para a sociedade que as mulheres eram o alvo principal da violência praticada pelos homens. A violência muitas vezes é praticada por pessoas não relacionadas à família, mas que mantêm certo poder sobre a mulher. A justificativa para os atos de violência estaria somente no fato de ser mulher, portanto um ser submisso, que deve obediência ao homem.
Historicamente, o Serviço enquanto profissão, caminhou paralelo às conquistas do movimento feminista e apenas recentemente integrou a discussão relativa à essa problemática da violência da mulher.O Serviço Social, como profissão, tentava avançar na superação de um patamar conservador, conforme Netto (1991), deixando para trás sua raízes vinculadas à doutrina social da Igreja para assumir uma postura mais crítica frente à sociedade.
...