POLÍTICAS SOCIAIS E A PRECARIZAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL
Por: majusilva • 29/9/2016 • Monografia • 417 Palavras (2 Páginas) • 405 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
Elisandra da Silva RA 1436591
Polo São José do Rio/SP
SERVIÇO SOCIAL
2014
POLÍTICAS SOCIAIS E A PRECARIZAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL
A lei maior da nossa nação, é definida pela Constituição Federal de 1988. A Constituição garante a todos cidadãos, a garantia de direito a saúde, educação e condições digna de sobrevivência.
As políticas sócias vem para corroborar a idéia do princípio da lei, que seja garantido o “bem estar dos cidadãos” porém no nosso contexto social, nem sempre esse bem-estar é propiciado as populações.
Há uma grande flexibilização nas nossas legislações, discorrendo assim em políticas públicas, pautadas por interesse dos detentores do poder.
Isto acontece em todos os pilares e seguimentos da nossa sociedade, há sempre uma necessidade de implementação de políticas públicas, todavia os princípios ficam demarcados na teoria, guardados no papel, com pouca disseminação para o meio social, beneficiando assim a mínima parcela da população.
As políticas sociais, causam impactos marcantes na qualidade de vida e de trabalho de uma população, de uma classe trabalhadora, que depende das condições políticas para desempenhar suas funções laborativa, o trabalho do Assistente Social permeia nesse meio de precarização social e econômico.
O trabalho acontece de forma dificultosa, pois a uma desvalorização do profissional. Começamos pela vislumbração da necessidade do emprego da categoria, muitas vezes é admitido um Assistente Social por imposição das leis regentes, de determinado setores de atuação e, quando há a contratação deste profissional, a proporção é abaixo da necessidade da classe colaboradora, vemos empresas com um profissional Assistente social, para o trabalho com a empresa toda, muitas vezes empresas de grande porte.
Essa precarização encontramos também, no setor público, onde empenho das funções do Assistente Social, é esbarrado por condições precárias de trabalho, submetidos a contratos temporários, terceirizados, subcontratos, a falta de transporte disponível pela prefeitura para visitas domiciliares, etc.
CONCLUSÃO
Diante do exposto, fica evidente que o serviço do Assistente Social, está atrelado as políticas públicas, e tristemente a um cenário de injustiças, permutados por interesse próprios, onde a população, que mais precisa, passa aos olhos tênue dos nossos dirigentes.
FONTES DE PESQUISA
http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/134-politicas-publicas/1171-politicas-publicas-no-brasil#.V9yXD_mU0dV
...