PRÉ PROJETO VIOLENCIA DOMÉSTICA
Por: KATVA • 23/8/2017 • Trabalho acadêmico • 669 Palavras (3 Páginas) • 1.287 Visualizações
[pic 1]
Violência contra a Mulher-FEMINICÍDIO
Porque tanto ódio?
Katia Valéria Santos Nunes
RA 1299134759
Maria Aparecida dos Santos Correa
Professor Tutor à Distância
Brasília
[pic 2]
2017
[pic 3]
Tema
Violência contra a Mulher -Feminicídio
É uma pesquisa científica sobre a violência doméstica e as suas consequências, frisando de forma aprofundada o feminicidio, fazendo uma análise sob o aspecto social de sua origem, os motivos principais da violência doméstica, o que leva a impedir a realização da denúncia, a execução da Lei Maria da Penha. Levantamento dos fenômenos que permeiam a violência doméstica, que deixam marcas físicas, mas que as psicológicas são as mais profundas.
Serão analisados alguns conceitos de violência e como são suas manifestações, como combater e proteger deste mal que cresce a cada dia de forma assustadora, onde está presente não só na classe social desfavorecida mas também chegando a altos índices nas classe social média-alta.
Será feita uma pesquisa aprofundada nas consequências sociais da violência referente ao feminicidio, levantamento sobre os benefícios trago com a Lei Maria da Penha nº11.340/2006 e também as suas constitucionalidades.
Justificativa
A violência doméstica contra a Mulher vem crescendo de forma assustadora, fazendo crescer a cada dia o fato ser agredida e morta pelo simples e mais importante fato o de ser mulher(feminicidio).
Mulheres que sofrem violência doméstica vem apresentando uma série de problemas físicos e psicológicos, não só marcas físicas, as agressões no corpo, mas principalmente as marcas emocionais, fazendo com que a demanda para o atendimento psicológico cresça e não se consegue um atendimento especializado.
Ainda existe um grande preconceito vinda da nossa sociedade, mesmo com tanta frequência e tratada sem a atenção necessária.
Com a promulgação da Lei Maria da Penha fez com que o assunto fosse divulgado por bom espaço de tempo na mídia, mas infelizmente o problema não se resolveu. Há necessidade de se estruturar quanto ao atendimento, e que a sociedade e o poder público tenham um maior engajamento.
Esse estudo será realizado acreditando que é possível o combate contra a violência doméstica contra a mulher. Também dentro deste projeto se levantar um tema de como cuidar e atender o agressor. Como criar medidas dentro das políticas públicas para que o mesmo tenho um tratamento emocional qualificado para que ao se deparar com o fato que ele mesmo criou possa ão realizar mais tal atitude.
Problema
Feminicídio: Porque tanto ódio?
O que realmente pode ser eito para combater a violência contra a mulher?
Como preparar as equipes multidisciplinares para cuidar também do agressor?
Esse mal vem atingindo todas as classes, mas a sociedade vem tratando como um caso qualquer, um problema distante. Não se deve tratar com problemas com responsabilidade para pessoas ou órgãos específicos. A solução não está nas prioridades do poder público e nem tão menos para a sociedade. É preciso se mover, levantar uma bandeira contra este câncer da sociedade. É preciso um maior comprometimento social.
...