PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
Por: alenil • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.650 Palavras (11 Páginas) • 257 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Pólo Pirituba
PROJETO DE PESQUISA EM SETVIÇO SOCIAL
Ingrid Alonso Ferreira RA: 5544952335
Nilceneia Flavia de Resende RA: 4370863629
Simone Cirico da Rocha RA: 6300185401
Sueli Aparecida Gomes Garcia RA: 5762163041
Wlademir Contrera RA: 3830721937
Profa. de EAD: Adriana Marques Chaves Perondi
Profa. Presencial: Márcia Baco
São Paulo
2014
Ingrid Alonso Ferreira RA: 5544952335
Nilceneia Flavia de Resende RA: 4370863629
Simone Cirico da Rocha RA: 6300185401
Sueli Aparecida Gomes Garcia RA: 5762163041
Wlademir Contrera RA: 3830721937
PROJETO DE PESQUISA SOBRE OS IDOSOS NO BRASIL
Atividade Avaliativa apresentada ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera – Uniderp, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Projetos de Pesquisa em Serviço Social
Orientadora: Adriana Marques Chaves Perondi
São Paulo
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...............................................................................................4
1 - RESENHA..................................................................................................5
2 - PROBLEMA DE PESQUISA.....................................................................6
3 - JUSTIFICATIVA........................................................................................8
4 - METODOLOGIA........................................................................................9
5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................12
6 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................13
INTRODUÇÃO
O campo científico faz uso de uma série de instrumentos de pesquisa e padronizações de procedimentos, que foram com o passar do tempo sendo aprimorados e modificados.
Sob o nome de Metodologia do Trabalho Científico, esses instrumentos e procedimentos olham para as técnicas de pesquisa voltadas ao aprimoramento das práticas acadêmicas. Esta atividade objetiva contribuir para o planejamento e elaboração de trabalhos acadêmicos, aparando arestas para o caminho das práticas de pesquisa e do conhecimento científico.
Este trabalho tem o objetivo de mostrar o quanto à população idosa do Brasil está em crescimento e o quanto a sua população não está preparada para isto e o que deveria ser feitos para poder mudar toda esta realidade.
Conforme NÉRI, Anita Liberalesso:
“a análise de atitudes, estereótipos e preconceitos sociais e individuais em relação aos idosos e à velhice, como categorias socialmente construídas. Como tal, elas refletem a realidade da velhice no curso da vida social e individual, assim como refletem temores e expectativas em relação à velhice, com sua carga de dependência e afastamento. Argumenta-se que, mesmo que a velhice seja vivida com saúde e senso de bem-estar pessoal e mesmo que as sociedades engendrem maneiras de resolver a descontinuidade que marca as formas de viver e de participar da vida social dos idosos e dos não idosos, mesmo assim restará espaço para atitudes negativas, porque a velhice é o último estágio do curso de vida e prenuncia a morte”.
E também conforme Maria Lucia Lebrão e Yeda Aparecida de Oliveira Duarte:
“uma das características distintivas da velhice é a centralidade dos problemas de saúde e de cuidado à saúde. Onde se compara as condições de saúde e funcionalidade dos idosos com as condições de que dispõem para seu atendimento. As autoras apontam para um cenário de aumento da prevalência de doenças crônicas e de incapacidade no segmento etário que proporcionalmente mais cresce no país, sem que os idosos tenham condições econômicas suficientes para se cuidar e sem que exista adequada disponibilidade de serviços de saúde. As mesmas variáveis sociais e econômicas responsáveis por esse estado de coisas respondem também pelo baixo nível educacional da população em geral e dos idosos em particular, e por percepções distorcidas sobre a qualidade e a quantidade da oferta dos serviços públicos de saúde”.
RESENHA
Metodologia Científica é a união de procedimentos e técnicas que ajudam a atingir o conhecimento, porem os cientistas e os filósofos creem em diversos métodos que determinam o tipo de objetos a ser investigados e que é dividido em dois grupos, o grupo que permite a base lógica da investigação cientifica e o grupo que distingue os procedimentos técnicos, ou seja, a metodologia cientifica é um conjunto de esclarecimentos ordenados do domínio do saber, e sua função inicial é criar mecanismos para se chegar a uma conclusão com objetivos que foram pré-determinados.
A princípio pesquisar é para preparar e produzir conhecimentos, e principalmente proporcionar aditivos para uma melhor qualidade de vida para a população, por isso pesquisar por pesquisar não traz nenhuma relevância para a sociedade.
Agora ao que se diz a respeito das Ciências Sociais, nessas pesquisas podemos utilizar métodos quantitativos e/ou qualitativos, para podermos traçar fatores que são extremantes relevantes para qualquer pesquisa.
Todo trabalho de pesquisa ou trabalho científico tem uma importância única para a formação profissional, tem de haver uma importância em compreender a realidade social e as demandas que estavam postas. Com isso, o serviço social envolve-se com a elaboração teórica, passando a pesquisa a fazer parte da prática da profissão, passando a ser uma pesquisa social.
As respostas para os problemas pesquisados e investigados veem a partir da pesquisa social, onde é obtido conhecimentos no campo da realidade social.
PROBLEMA DE PESQUISA
A sociedade tem passado por muitas transformações nos últimos anos, transformações que elevam o tempo de disponibilizamos para o trabalho, para o lazer, para a cultura, mas só para nós mesmo, onde nos tornamos cada vez mais egoístas e esquecemos muitas vezes principalmente de onde viemos e das pessoas que fazem parte das nossas vidas, os nossos idosos.
...