Perfil migratorio
Por: manuds15 • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.217 Palavras (9 Páginas) • 303 Visualizações
1. INTRODUÇÃO................................................................................................03
2. DESENVOLVIMENTO.................................................................................. 04
2.1. PERFIL MIGRATÓRIO DESTE SÉCULO.......................................................04
2.2. INFLUÊNCIA DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E DOS POLOS EDUCACIONAIS NA MIGRAÇÃO ATUAL.................................................................06
2.3. PERSPECTIVAS MIGRATÓRIAS COM BASE NAS DIFERENÇAS REGIONAIS DE RENDA E SALARIOS......................................................................06
2.4. O PAPEL QUE O ESTADO DEVE/DEVERIA TER FRENTE AOS DESAFIOS MIGRATÓRIOS EM NÍVEL GLOBAL.........................................................................08
3. CONCLUSÃO..................................................................................................10
REFERÊNCIA............................................................................................................11
1. INTRODUÇÃO
Nossa analise sobre o perfil migratório desse século está diretamente relacionada com a globalização que impulsionam os migrantes a almejarem novas perspectivas de sobrevivência. A originalidade dos fluxos migratórios com intuito de compreender as peculiaridades das migrações atuais, em relação a outros períodos e os mecanismos pelos quais essa temática tornou-se intensa fonte de conflitos social e arena de disputa política.
Mediante aos dados da ONU, a quantidade de migrantes no mundo aumentou bastante nas ultimas décadas. Entre 1960 a 2000, o número de pessoas a residir num país diferente do de nascimento passou de 76 para 175 milhões. Outro fato a destacar é que os migrantes procuram os países desenvolvidos, ou seja, ocorrem dos estados mais pobres para os mais ricos. A evolução das ferramentas tecnológicas de comunicação é que permitiu que o mundo se tornasse aparentemente menor.
Pesquisadores visão que do ponto de vista econômico os indivíduos buscam um padrão de vida melhor de emprego e renda. Sendo assim, os pontos positivos são bem maiores que os negativos, porém, existem as necessidades de se criar políticas migratórias adequadas.
O tema abordado é de fundamental importância, pois a partir dos estudos foi possível diagnosticar a real situação da migração.
2.DESENVOLVIMENTO
A migração é feita de muitos números e estatísticas que sempre vem crescendo a cada dia que passa. Em nível global, 214 milhões de pessoas vivem fora do próprio país de origem. As migrações são bastante diversificadas e podem sermigrações involuntárias (fluxos de escravos trazidos da África para a América; migrações de exilados e de refugiados), migração voluntarias (motivos de buscar uma melhor condição de vida) podem destacar por migração voluntarias as grandes correntes de colonização, as migrações nos períodos anteriores e posteriores às Grandes Guerras, e as migrações de trabalhadores na busca de uma colocação no mercado de trabalho, onde muitos saíram da zona rural rumo as grandes megalópoles.
Na era da globalização, a economia visa cada vez mais a transpor as fronteiras de cada país: as forças econômicas, livres de qualquer vínculo aplicado pelas políticas dos estados nacionais. Na globalização contemporânea de deve ser destacadas a questão da migração internacional, que assume contornos diferentes e apresenta novos desafios no que se refere à análise e interpretação (BÓGUS, 1999, p. 165). Entretanto, ainda que esse seja um efeito corrente do movimento de globalização, a migração internacional não é um fenômeno novo, mas algo que sempre existiu e permeia a história da civilização.
Vários são os estímulos a emigrar, como: o aumento da desigualdade social e econômica entre o Norte e o Sul do mundo; falta de perspectiva no âmbito da formação e do trabalho para muitos jovens; as catástrofes naturais e ecológicas; o desequilíbrio demográfico entre os diversos continentes; as guerras; a perseguição política, étnicas e religiosas; o terrorismo; a violação dos direitos humanos.
2.1. PERFIL MIGRATÓRIO DESTE SÉCULO
A “Era da Migração” (CASTLES; MILLER, 2009) está fundamentalmente relacionada à globalização e suas implicações. Essa mesma ideia pode ser observada pelo conceito elaborado por Giddens, que entende como “[...] a intensificação de relações sociais em escala mundial que ligam localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de distâncias e vice-versa”. (GIDDENS, 1990, p.73).
A partir de 1945, sistemas de migração internacional começaram a surgir segundo analise desenvolvida por Massey et al. em Words in Motion (2009). A Europa passou a receber importantes fluxos de imigrantes. Os Estados Unidos e Canadá representam principais polos de imigração da América. A figura abaixo retrata esse redirecionamento dos fluxos migratórios nas últimas décadas, evidenciando a crescente parcela de imigrantes originários dos países em desenvolvimento nos países desenvolvidos.
Fonte: Relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2009, p.32).
Segundo Castillo (2003, p.11):
tanto as migrações para os Estados Unidos e Canadá como aquelas que se dirigem aos países europeus se caracterizam predominantemente como sendo de Norte-Sul, por suas motivações, circunstânciase contextos, apesar de sua relativa heterogeneidade interna.
Diferentemente de outros períodos da história, as migrações não são vistas como um processo de complementaridade entre as nações, não mais uma redistribuição de recursos humanos, como o ocorrido no período de reconstrução dos países europeus após a Segunda Guerra.
2.2. INFLUENCIA DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E DOS POLOS EDUCACIONAIS NA MIGRAÇÃO ATUAL
A globalização ao criar novas tecnologias acaba estabelecendo novos padrões de movimento às mercadorias, às informações e também às pessoas, contribuindo para a dinamicidade das migrações internacionais, onde o estabelecimento definitivo dos imigrantes passou
...