Planejamento Famíliar em Unidade de Saúde da Família
Por: Elica2018 • 28/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.080 Palavras (5 Páginas) • 275 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÂO 6
2. JUSTIFICATIVA ..........................................................................................................7
3 OBJETIVOS ...................................................................................................................7
3.1 Objetivo geral 7
3.2 Objetivo especificos 7
4.PÚBLICO ALVO 8
5 METAS A ATINGIR 8
6 METODOLOGIA 8
7 RECURSOS HUMANOS 8
8 PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS ......................................................8
9 AVALIAÇÃO..............................................................................................................9
10 CRONORAMA DE EXECUÇÃO 9
11 BIBLIOGRAFIA REFERNCIADAS 10
12 ANEXOS.............................................................................................................11
1.APRESENTAÇÁO
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social está localizado na Rua Pedro Vigia S/N Bairro, Santa Mônica no município de Tucuruí, foi criado para atender as demandas das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social residentes nos Bairros de abrangência da Instituição.
O CRAS oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); e objetiva o fortalecimento dos vínculos familiares, comunitários e sociais, contribuindo na melhoria da qualidade de vida, favorecendo a inclusão social, prevenindo a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais através de atendimentos psicossociais, atuação no Programa Bolsa Família, inclusão em grupos de convivência garantindo assim o bem comum.
Possui como público alvo crianças, adolescentes, adultos, idosos os quais são inseridos nos projetos ofertados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV na instituição. Estes projetos são divididos de acordo com as faixas etárias. Dentre eles temos o Divas e Ativas e Mamãe Cegonha, voltado para mulheres a partir dos 18 anos e para as gestantes. Nestes projetos as usuárias fazem atividades como artesanatos, participam de palestras educativas e recebem orientações importantes sobre a família.
Durante o estagio realizado na instituição foi observado que existem muitas usuárias que se encontram em situações de vulnerabilidade social, e muitas delas são multíparas, o que torna a situação pior, com isso percebe- se que não existe uma preocupação com a prevenção a outras gravidezes sem planejamento familiar, para evitar futuramente uma nova gravidez sem estrutura financeira e emocional familiar.
Tendo em vista essa problemática, surgiu a ideia de criar um projeto que falasse sobre Planejamento Familiar para estas mulheres que estão cadastradas no CRAS, com o propósito de proporcionar informações sobre a importância do planejamento familiar e os métodos contraceptivos, visando uma maternidade e paternidade consciente e com responsabilidade quanto ao número de filhos e a qualidade de vida econômica e social da família, com o objetivo de amenizar a situação do problema encontrado. Pois a falta de um planejamento familiar eleva os índices de gravidez nas famílias, afetando a vida econômica, social e emocional das mesmas.
Assegurado pela Constituição Federal e também pela Lei n° 9.263, de 1996, o planejamento familiar é um conjunto de ações que auxiliam as pessoas que pretendem ter filhos e também quem prefere adiar o crescimento da família.
Para ter acesso ao planejamento produtivo, o usuário do SUS deve procurar um Centro de Saúde ou um Centro de Saúde da Família onde receberão as orientações necessárias para o procedimento.
2. JUSTIFICATIVA
A criação desse projeto, tem por objetivo, intervir junto ao grupo de gestantes, Mamãe Cegonha, e também das mulheres inseridas no Divas e Ativas, buscando promover, orientar, dialogar, esclarecer e auxiliar na prevenção á gravidez inesperada, evitando assim uma futura gestação indesejada e um aumento familiar sem prévio planejamento. A maioria das mulheres incluídas nestes grupos se encontra em situação de vulnerabilidade e risco social, necessitando, desta forma, de beneficio eventual.
3. OBJETIVOS
3.1 GERAL
Promover o conhecimento dos direitos sociais para as gestantes e também para as mulheres que se encontra em vulnerabilidade social devido à falta de conhecimento sobre o planejamento familiar e a utilização dos métodos contraceptivos, que previne assim novas gravidezes sem estrutura familiar.
3.2 ESPECÍFICOS
- Fortalecer os vínculos familiares e sociais.
- Promover o conhecimento e a troca de informações sobre os direitos sociais das gestantes e também das mulheres que queiram fazer um planejamento familiar.
- Explicar o que é planejamento familiar, o que objetiva e qual a sua importância.
- Informar sobre os diversos tipos de anticoncepcionais e suas formas de utilização, quais são os mais eficazes e os menos eficazes.
- Falar sobre a Vasectomia e a Laqueadura de Trompas, e sobre a lei que os regem.
4. PÚBLICO ALVO
Usuárias dos serviços socioassistenciais do CRAS do município de Tucuruí, inseridas nos grupos das gestantes, Mamãe Cegonha e também Divas e Ativas.
- METAS A ATINGIR
Que através deste projeto, o público-alvo compreenda o que é planejamento familiar e qual a sua importância para família e também conhecer quais são os melhores e mais eficazes métodos contraceptivos e sua utilização.
...