TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Institucionalização do Serviço

Por:   •  5/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.224 Palavras (9 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................9


1- INTRODUÇÃO

Este trabalho propõe uma análise do artigo “As recentes tendências da pesquisa em Serviço Social”, onde as autoras Jussara Maria Rosa Mendes e  Bernadete de Lourdes Figueiredo de Almeida, evidenciam questões que apesar de antigas, é recorrentemente discutidas, exigindo reflexões sobre a questão da utilidade da pesquisa para a profissão e a possibilidade de torná-la uma atividade de uso corrente e sistemático no trabalho do Assistente Social. Tem como objetivo cumprir a exigência do curso Serviço Social, sendo um trabalho construído considerando o conhecimento, bem como a compreensão  e a importância da junção  multidisciplinar.

Decorre sobre  os objetivos e metodologia utilizadas pelas autoras para produção do texto; os conceitos e definições apresentados na disciplina de estatística e indicadores sociais, desenvolvendo  análise descritiva; sendo abordados os tipos de recursos que o texto utiliza para demonstrar os dados estatísticos.

Serão destacadas as tendências da pesquisa do Serviço Social no âmbito do CNPq,  referindo-se as áreas e subáreas de investigação do Programa de Serviço Social, com  analise critica e descritiva da Tabela 1, diante da estatística, ressaltando sua importância frente aos temas.

Por fim, pelo contexto apresentado no texto será descrito a relação critica e criativa de proposição do uso da comunicação popular e comunitária, por que deveria ser implantado, quem implantaria, onde seria implantado, demonstrando quais resultados são esperados no apoio para a melhoria da qualidade do ambiente escolar, colaborando com o enfrentamento do panorama apresentado no artigo.

2- PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

        Este texto propõe uma análise do artigo “As recentes tendências da pesquisa em Serviço Social”, que conforme descrito pelas autoras, consiste em traçar um panorama das atuais tendências da pesquisa no Serviço Social, materializadas nas propostas investigativas submetidas pelos pesquisadores dessa área do conhecimento ao Conselho Nacional de Pesquisa, CNPq, originadas especialmente dos programas de pós-graduação brasileiros dos últimos três anos (2011-2013), pontuando as seguintes questões:

  • As recentes propostas de pesquisas da área de Serviço Social encaminhadas ao CNPq, quais as suas atuais tendências? As pesquisas expressam ainda a hegemonia da base de sustentação funcional ocupacional do Serviço Social, o que lhe confere especificidade ou particularidade histórica? As pesquisas analisam objetos pertinentes aos fundamentos do Serviço Social e demais categorias tão caras à profissão, como “questão social”, políticas sociais, processo de trabalho, entre outras?

        A metodologia utilizada pelas autoras foram por meio  de pesquisa no Conselho Nacional de Pesquisa, CNPq, nas teses, dissertações, artigos e capítulos de livros originadas dos docentes e alunos dos programas de pós-graduação “Strito sensu” na área do Serviço Social. Como ferramenta utilizou-se da estatística com dados em tabelas de regras matemáticas destacando os recursos Financeiros liberados para as pesquisas de Psicologia e Serviço Social que permitiu fazer uma leitura crítica e comparativa sobre o determinado universo estudado e as diferenças na distribuição do orçamento.

Em análise descritiva dos conceitos e definições apresentados na disciplina de estatística e indicadores sociais, entende-se que foram utilizadas pelas autoras as relações entre demandas e recursos financeiros das camadas MCTI/CNPq/MEC/Capes n. 18/2012e n. 43/2012, por meio de quadros e tabelas, com dados comparativos sobre as demandas e os recursos utilizados para a Psicologia e o Serviço Social. Apresentando duas análises: a primeira revelando a diferença per capta entre os dois programas e a segunda mostrou-se o aumento do recurso financeiro para a Psicologia e a redução do recurso para o Serviço Social, evidenciando ainda que apesar da redução de demanda para a Psicologia houve aumento no recurso financeiro.

Os dados, portanto, apontam a diferença orçamentária disponibilizada para o programa de Serviço Social, privilegiando a psicologia.  Porém, enquanto existir os desafios para o serviço social, sobre os menores recursos e opções de cursos, sobre estes pontos cabem algumas reflexões:  a psicologia enseja procurar aprofundar o conhecimento da natureza social do fenômeno psíquico, ou seja, a subjetividade humana, buscar compreender como se dá a construção do mundo interno a partir das relações sociais vividas pelo indivíduo. Nela, o mundo objetivo é um fator constitutivo no processo de desenvolvimento da subjetividade. Ao considerar a questão social em suas múltiplas expressões como objeto de estudo do Serviço Social, a Psicologia contribui e muito com a construção do conhecimento teórico- empírico, uma vez que os Assistentes Sociais intervêm com os sujeitos sociais nas mais diversas situações do cotidiano. A origem multidisciplinar encontra-se na idéia de que o conhecimento pode ser dividido em partes (disciplinas), resultado da visão cartesiana e depois cientificista, na qual a disciplina é um tipo de saber específico e possui um objeto de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com