Processo de Socialização
Por: Luana Dantas • 3/6/2015 • Trabalho acadêmico • 454 Palavras (2 Páginas) • 530 Visualizações
1) Qual a importância da vida em grupo para os seres humanos?
R: A necessidade de enfrentar os perigos externos, que obrigou o convívio humano, adveio outras, que tornaram imprescindível a convivência social. Podemos afirmar que sem contato com um grupo social, o animal homem dificilmente desenvolveria as características que chamamos ‘humanas’.
2) Do ponto de vista da sociologia, como definimos personalidade?
R: Personalidade significa a soma das tendências de comportamento do indivíduo e que o tornam diferentes dos demais na sua atuação cotidiana.
3) O que é uma ‘personalidade normal’ em determinada sociedade?
R: Cada indivíduo desenvolve uma ‘personalidade normal’ – aceita pelos demais membros da sociedade – que foi produzida pela experiência total de uma pessoa criada nessa sociedade.
4) O que são os tipos positivamente sancionados de personalidade?
R: São heróis que se tornam referências dentro de uma sociedade. Os heróis são tipos positivamente sancionados de personalidade que os sujeitos sociais são levados a copiar e que contribuem para o processo de socialização.
5) Do ponto de vista do processo de socialização, o que é melhor para o indivíduo, viver na diversidade ou homogeneidade cultural? O ‘melhor’ que está sendo utilizado nessa pergunta não é um juízo de valor? Discuta o problema.
R: Através do processo de socialização o indivíduo sai da homogeneidade e passar a ter contato com outras pessoas, costumes (diversidade). Logo ele não deve se limitar ao comum, a mesmice, ele deve buscar sempre se atualizar e procurar manter o processo de socialização contínuo. O “melhor” está fazendo sim um juízo de valor, pois dá a entender que temos que escolher um ou outro (homogeneidade ou diversidade), não sendo possível estar aberto ao processo de socialização, devendo ficar apenas em um.
6) O que é status? Exemplifique.
R: Status é a posição que um indivíduo ocupa numa sociedade, como ele é visto pelos demais. Por exemplo, um indivíduo qualquer ocupa vários status ao mesmo tempo e ao longo da sua vida. Poderá ser filho, pai, esposo, diretor de um clube, professor e cidadão.
7) Qual a diferença entre um status atribuído e um adquirido?
R: O status atribuído é quando não depende da capacidade do indivíduo para sua obtenção, ele recebe este status quando nasce. E o status adquirido é quando depende do esforço pessoal de cada um para sua obtenção.
8) Como se caracterizam os grupos de status?
R: Os grupos de status diferenciam-se pelo consumo de bens e são representados por estilos de vida específicos. A estratificação social fica evidenciada pelo prestígio e pela honra desfrutados. Tanto para o lado positivo como para negativo.
9) Cada grupo de status apresenta um comportamento específico? Explique.
R: Sim, cada grupo de status se caracteriza pelo seu estilo de vida. Pelo seu jeito de ser, jeito de fazer as coisas. Seja algo bom ou ruim.
...