Projeto ana maria
Por: CLEUZA • 17/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.194 Palavras (5 Páginas) • 248 Visualizações
PROJETO: APADRINHAMENTO PARA ANA MARIA
Autora do projeto: Cleuza Lemos Barroso
Endereço: R. das Margaridas nº328 – Bairro Santo Antônio- Sarzedo /MG – Contato: (031)3129-0637 / 9841- 9579 / 9619-9349
- CONSIDERAÇÕES GERAIS
Ana Maria Guimarães Pinto nasceu na Santa Casa de Misericórdia no dia 03 de julho de 1981 na cidade de Caeté/MG, tem 34 anos, ao nascer sua mãe biológica faleceu por complicações no parto; no mesmo dia, foi adotada pelo casal, Maria José e Carlindo Caetano que moravam na cidade de Antônio dos Santos, no interior de Caeté.
O casal só percebeu que Ana Maria era especial quando a mesma já estava com 5 anos de idade; Ana Maria não falava, não aprendia o que lhe era ensinado e apresentava um comportamento muito agressivo.
O casal então procurou médicos para diagnosticar o que havia de errado com ela; após alguns exames foi diagnosticado que Ana Maria é portadora de incapacidade total, possui retardo grave – F72 (CID 10) - Ana Maria só tem noção de fome medo e dor, não fala, não se alimenta sozinha, não faz higiene pessoal, dorme apenas 3 a 4 horas por dia e desde então faz uso de medicação contínua.
No ano de 2007 o pai adotivo de Ana Maria faleceu, ela ficou aos cuidados de sua mãe adotiva já idosa e de quem pudesse ajudar.
No ano de 2012 sua mãe adotiva faleceu desde então órfã de pai e mãe, tem como tutor seu irmão Raimundo, possui mais 9 irmãos, a maioria mora em outras cidades, nem todos os irmãos possuem condições financeiras para ajudar custear suas despesas.
Com o passar dos anos, por ter agravado a sua condição e sofrer também de continência urinária necessita do uso contínuo de fraldas descartáveis, quando necessário faz trocas até 4 vezes ou mais diariamente.
Ficou muito difícil cuidar de Ana Maria uma vez que seus cuidadores precisam trabalhar e a renda da família junto com seu benefício não tem sido suficiente para pagar alguém para ajudar a cuidar; o fato de Ana Maria dar muito trabalho e às vezes ser agressiva faz com que os profissionais exijam um valor além das condições da família.
Na tentativa de encontrar pessoas que pudesse ajudar a cuidar, deparou-se com pessoas que tiveram coragem de maltratá-la.
Diante da situação a família resolveu colocar Ana Maria em uma instituição onde tem profissionais capacitados para cuidar da mesma.
Em MG, as instituições gratuitas estão superlotadas e a maioria só recebe pessoas idosas acima de 60 anos. Diante da grande demanda ficaria na fila de espera por anos.
Atualmente Ana Maria encontra-se residente na instituição – Novo Lar de Saúde, situada na R. Manoel Pinheiro Diniz n. 577 – Bairro Três Barras na cidade de Contagem/MG - Cep: 32.041-1400 - Telefone:( 031) 3333-3320.
A instituição Novo Lar de Saúde atende pessoas idosas e pessoas portadoras de deficiência, dispõe de 1 clinico geral, 2 enfermeiras, 1 nutricionista, duas cozinheiras, duas serviços gerais e a sra. Lourdes, responsável pela instituição. Conta também com grupo de voluntários que desenvolve um trabalho terapêutico com os residentes.
O valor mensal pago à instituição pela residência e cuidados de Ana Maria é R$1.800,00 + medicação + objetos de uso pessoal+ assistência médica.
Atualmente faz uso contínuo dos seguintes medicamentos:
- Levozine 60 comprimidos por mês;
- Diazepan 60 comprimidos por mês;
- Aldool 60 comprimidos por mês.
O uso contínuo desses medicamentos provoca a alteração da prolactina, o aumento desta substância no organismo propicia o desenvolvimento de tumores no cérebro, por isso é necessário fazer exames periódicos para avaliar o grau desta substância e caso ocorra alteração é preciso entrar com outra medicação para controlar. Esses exames e a medicação aproximam-se do valor de R$2.000,00 e a família tem que arcar com os valores, pois não pode esperar pelo SUS - Sistema Único de Saúde no qual o tempo de espera e muito longo.
A família já não sabe mais o que fazer e por isso solicita contribuição em prol do pagamento da residência de Ana Maria.
Caso tenha condições e deseja apadrinhar ou conhecer Ana Maria, entre em contato com a família pelo telefone: (031)3129-0637 / 9841- 9579 / 9619-9349 ou agende um horário de visitas.
- JUSTIFICATIVA
Diante do exposto e do fato de que o irmão de Ana Maria, o Sr. Raimundo e sua esposa precisam trabalhar, não dispõem de tempo nem condições para cuidar da mesma, enfrentam dificuldades financeiras e dificuldades de encontrar pessoas ou profissionais para fazer companhia e ajudar nos cuidados necessários, justifica-se a necessidade de colocá-la em uma clínica, onde recebe cuidados e acompanhamento em tempo integral e o motivo pelo qual, através deste projeto, busca apadrinhamento para ajudar a custear a residência de Ana Maria na instituição citada.
...