Projetos de Pesquisa em Serviço Social
Por: PamS • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.038 Palavras (5 Páginas) • 200 Visualizações
O presente projeto de pesquisa coloca em contato com aparato teórico e metodológico necessário para a interpretação das questões sociais, o tema foi escolhido após buscas dentro de campos temáticos.
O exercício da sexualidade faz parte do processo de desenvolvimento biológico dos seres humanos. A gravidez na adolescência constitui tema atual de discussão, tornando-se clara a necessidade de haver prevenção dos fatores de risco, surgindo reflexões sobre educação sexual nas escolas. A prevenção e orientação a jovens na escola e de suma importância a todos.
O Objetivo foi proporcionar aos adolescentes orientações na escola para que pudessem desenvolver e exercer sua sexualidade com responsabilidade, podendo assim evitar uma gravidez não planejada.
1. Ciência, Metodologia e Trabalho Cientifico
De acordo com o texto abordado, ciência é uma forma peculiar de produção de conhecimento objetivo. Considera-se termo científico tudo aquilo que é constatado com base em provas e em evidências.
Consequentemente, a imagem da ciência ainda é predominante no senso comum, e é de um método capaz de mostrar aparências ocultas da realidade impenetráveis aos mortais, a não ser através da prática científica. Sendo assim, competiria ao método científico, o benefício de abordar a realidade, de divulgar as suas regularidades e leis. Ou seja, aceitar o método científico seria a melhor forma de chegar à verdade, de desvendar para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade.
Às vezes, os métodos de pesquisas utilizados não condizem com a realidade onde estão sendo aplicadas, ou pelo menos não seria o melhor para o tempo e o espaço. Quando o assunto pesquisado é o comportamento humano, que depende da cultura e da sociedade.
Para o conhecimento científico, foi necessário romper com o senso comum, as vezes utilizando ferramentas teóricas e práticas investigativas por vezes bem distantes do senso comum, buscando dar seguimento a as aspirações de ir além dos pares, faz-se necessário uma outra ruptura, que permita retornar ao senso comum, resgatando a clareza das ideias, para que o conhecimento seja apropriado e, contribuam para a transformação desejada
O fundamental é que sejamos capazes de explicitar nossas escolhas sobre essas contribuições teóricas e sobre os usos que dela fazemos, demonstrando a utilidade das mesmas para nossos propósitos de investigação.
2. Projeto de Pesquisa
Para elaboração do projeto foram feitas leitura e pesquisa de diversos temas, buscando assim um contato maior com a produção acadêmica, o que possibilitou levantar propostas de temas a serem pesquisados. Compreendendo leitura de artigos científicos já produzidos na área como uma forma de identificar as demandas e questões sociais que se apresentam
A proposta do tema teve por base o artigo cientifico Gravidez na Adolescência e o Serviço Social das autoras Ediléia Squizatto e Lívia Herculano (2013), que tem como finalidade discutir a gravidez na adolescência como expressão da questão social e a atuação do profissional de Serviço Social frente á esta demanda.
3. Dados do Projeto
3.1 Titulo do Projeto - Trabalho nas escolas sobre conscientização da gravidez na adolescência.
3.2 Local de desenvolvimento das atividades - Escola Estadual Maria Azeredo Passos e na Escola Estadual José Quirino Cavalcante, no municipal de Mirante do Paranapanema.
3.3 Problema Diagnosticado - O Aumento de adolescentes grávidas na cidade de Mirante do Paranapanema, com isso vem a conscientização a esses jovens sobre métodos contraceptivos.
4. Objetivos Gerais
O Objetivo geral e contribuir para melhor acesso dos adolescentes em risco/ou não as informações sobre sexualidade e reduzir o atual percentual de gravidez precoce e indesejada entre adolescentes da cidade.
4.1 Objetivos Específicos
• Proporcionar à comunidade estudantil a oportunidade de obterem maiores e melhores esclarecimentos acerca das questões relacionadas ao sexo;
• Promover no adolescente um comportamento responsável no que se refere ao sexo seguro a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
• Promover as atividades de educação e de informação dirigida aos adolescentes, aumentando os conhecimentos da biologia reprodutiva;
• Material com linguagem simplificada para que possa ser utilizado por educadores e voluntários;
• Apresentar um espaço que
...