Questão Social e Serviço Social ( IAMAMOTO)
Por: marcossocramv • 31/8/2017 • Trabalho acadêmico • 378 Palavras (2 Páginas) • 893 Visualizações
[pic 1]
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE MIRACEMA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
EUDA NERES RIBEIRO
QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
MIRACEMA DO TOCANTINS
2017
[pic 2]
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MIRACEMA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
EUDA NERES RIBEIRO
RESUMO CRÍTICO
Trabalho avaliativo referente à disciplina de Questão social, do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema. Profº. Dr. Rose Santos.
MIRACEMA DO TOCANTINS
2017
A QUESTÃO SOCIAL NO CAPITALISMO (IAMAMOTO)
No que diz respeito a essa expressão “questão social”, a mesma foi tratada historicamente como uma força ameaça da classe operária na luta de classe, como uma força contra a burguesia. Por meio desta também era possível pressionar e questionar as atitudes da classe burguesa, se tornando uma luta entre ambos.
Segundo Iamamoto (2001, pg.11) a tese a ser desenvolvida considera a “questão social” indissociável do processo de acumulação, não é um fenômeno recente, mas advinda do esgotamento dos 30 anos glorioso da expansão capitalista.
Nesta luta da relação capital e trabalho, a questão social saiu do âmbito privado para ser atividade transferida ao estado, pois os problemas causados por suas expressões estavam afetando a produção capitalista. Nesse leque foram constituídos vários direitos e deveres dos participe do processo. Porém, atualmente o trabalho do estado em relação à questão social, está sendo focalizado, pontual, “contra a pobreza”, para manter a ordem, assistencialista, além disso, tratado como caso de polícia para coibir os processos.
É saliente a verificação de que em tempos de acirramento do individualismo burguês, pautado pela lógica de acumulação Assim, os excluídos “do mundo do trabalho” como, por exemplo, o exercito industrial de reserva, buscam reivindicar o mínimo para sobrevivência, e o estado torna intensa onda de criminalização dos movimentos sociais na contemporaneidade.
Portanto o texto lido traz, neste cenário de perca de direitos e intervenção estatal, o assistente social trabalha mediando a relação capital e trabalho, deste modo, no que toca questão social, a constituição brasileira traz princípios de democratização, universalização dos direitos, assim na concepção de seguridade social. Segundo o demonstrativo dos conselhos (2000), no Brasil no âmbito governamental o assistente social tem realizados trabalhos nos conselhos de saúde e assistência social na esfera nacional, estadual e municipal, além dos conselhos tutelares e conselhos de direito, pois estes estão mais volumosos em todo país, assim onde estão sendo mais trabalhada a questão.
...