RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Por: margarane • 29/8/2015 • Relatório de pesquisa • 3.160 Palavras (13 Páginas) • 1.337 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃ O A DISTÂNCIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL POLO SÃO LUÍS- MA
.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
MARGARANE BEZERRA ARAÚJO - RA 364382
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado II.
SÃO LUIS – MA
2014
SUMÁRIO
- IDENTIFICAÇÃO- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -02
- INTRODUÇÃO - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - - 03
- DESENVOLVIMENTO- - - - - - - - - - - - - - - - - -- -- - -- - - - - - - - - - 04
- CONSIDERAÇÕES FINAIS- - - - - - - - - - - - - - - - -- - - -- - - --- - -- - 07
- REFERÊNCIAS- - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - --- - -- - - - - - 08
- ANEXO - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - 09
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: Margarane Das Merces Bezerra Araujo
Curso: Serviço Social
Telefone_: (98) 8117-2380 e-mail: araujo.pho@hotmail.com
Nível do Estágio Supervisionado: Estágio Supervisionado I
Local de Estágio: CRAS Vila Bacanga
Endereço: Rua João Castelo, N° 20 Vila Bacanga São Luis_MA
Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Cecília Batista
Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Cleoneude Lima Pereira Amorim
Carga horária: 80h Início: _01____/___09___/___2014___ Término: ___23____/___09__/_2014____.
02
INTRODUÇÃO
Este relatório tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Serviço Social, dentro do CRAS. A elaboração do relatório foi um momento onde pude descrever boa parte da minha participação nas atividades elaboradas no estagio. Pude conhecer e cumprir as normas da instituição e cumprir todas as atividades programadas concernentes ao estagio, atuando diretamente nas realidades e demandas sociais que são: Bolsa família, BPC, passe livre do idoso, declarações de renda do grupo familiar, leituras bibliográficas do estatuto do idoso e ECA, requerimentos, visitas domiciliar, recadastramento CADUNICO, e ainda realizei o projeto de Intervenção junto ao grupo de gestante referente ao CRAS.
A importância para a vida profissional do estagiário é de grande valia, para a sociedade na formação do profissional, Nos leva a compreensão e o entendimento do processo de supervisão como elemento integrante do projeto de formação profissional. A realização do estágio é uma forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida.
03
CRAS Centro de Referência de Assistência Social
O Centro de Referência da Assistência Social CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviço da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS nas áreas de vulnerabilidade e risco social nos territórios de sua abrangência. É a unidade que possibilita o acesso de um grande numero de famílias á rede de proteção social de assistência social. Desenvolve obrigatoriamente o PAIF (Programa de Atenção Integral as Famílias), atendendo preferencialmente famílias beneficiarias do PBF (Programa Bolsa Família) e do BPC ( Benefício de Prestação Continuada), além de fazer a gestão da rede de socioassistencial do território que oferta os SCFV (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e outras políticas públicas.
O CRAS Vila Bacanga situa-se na Rua João Castelo, N° 20 – Vila Bacanga; acolhendo o seguinte território: Vila Bacanga, Vila Embratel, Residencial Primavera, Residencial Resende, Cidade Nova, Gapara, Sá Viana, Jambeiro, Vila Isabel e Vila Sarney. É uma instituição de proteção social básica, como está previsto na PNAS - Política Nacional de Assistência Social, e que tem como objetivo prevenir situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Seus programas, projetos, serviços e benefícios são voltados à população em situação de vulnerabilidade social.
Em relação à estrutura organizacional, possui uma área, 09 salas de atendimento, sendo 01 para as Assistentes Sociais, 01 para a coordenadora, 01 para psicóloga, 01 para pedagoga, 01 para reuniões , 01 para atendimento da Bolsa Família, 01 recepção, 01 cozinha, 01 almoxarifado e 03 banheiros. No atendimento do CRAS, são feitos atendimentos direto com o usuário, tanto na unidade como em visitas domiciliares. Possui uma equipe interdisciplinar composta por; 01- Coordenadora, 01-Psicóloga, 05 Assistentes Sociais, 01 Pedagoga, 02 Orientador Social 02 Auxiliar Administrativo, 02 Operacional, 01
...