RELATÓRIO DE ESTAGIO
Por: josecarlos3613 • 24/7/2015 • Trabalho acadêmico • 1.928 Palavras (8 Páginas) • 152 Visualizações
[pic 1]
Universidade de Brasília - UnB
Instituto de Ciências Humanas - IH
Departamento de Serviço Social - SER
Disciplina: Estágio em serviço social I –
Aluno: José Carlos Ramos
Matricula: 12/0122731
PROJETO DE INTERVENÇÃO – SERVIÇO SOCIAL
Julho de 2015
1 - DADOS DA INSTITUIÇÃO:
Centro de Saúde nº 2 – Nasf (núcleo de apoio à saúde da família)
Endereço: AE – Quadra 45 – Vila São José –Brazlândia
Telefone: (61) 33911771
Supervisora acadêmica: Isabela
Supervisora de campo: Verônica Maria
E-mail:Vmacfonseca@gmail.com
2 – INTRODUÇÃO
O presente projeto tem como tema o tabagismo: questão de saúde pública o tabagismo é um dos principais problemas de saúde pública na contemporaneidade e a sua dependência encontra-se entre os vinte maiores fatores de risco para problemas de saúde, estando entre a mais importante causa evitável de morbidade e mortalidade prematura. Propomos desta forma, analisar a prática do Serviço Social no que diz respeito ao reconhecimento de seus direitos e qualidade vida do usuário. Diante disto, a proposta deste estudo é realizar uma análise sobre a atuação e o fazer do Serviço Social inserido nas questões sociais. Ainda, objetiva o esclarecimento e a reflexão acerca do fumo.
3 – BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil. Atualmente regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde. Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.
Com a publicação da Portaria 3.124, de 28 de dezembro de 2012, o Ministério da Saúde criou uma terceira modalidade de conformação de equipe: o NASF 3, abrindo a possibilidade de qualquer município do Brasil faça implantação de equipes NASF, desde que tenha ao menos uma equipe de Saúde da Família.
4 – DADOS DO PROJETO
4.1 TÍTULO DO PROJETO
Tabagismo: questão de saúde pública.
4.2 LOCAL E DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
A intervenção será através de palestra sócio-educativa e distribuição de panfletos no auditório do nasf, localizado na quadra 45 AE – Vila São José – Brazlândia.
4.3 ÁREAS DE ABRANGÊNCIA
Através do Estágio Supervisionado, surgiu o interesse pelo tema a partir de conversas com a supervisora de campo e das demandas apresentadas na instituição. Atualmente as ações em tabagismo do nasf promovem uma interface entre diferentes setores/programas do centro de saúde nº 2: Serviço Social, Psicologia, Serviço Médico, departamento de Nutrição entre outros meios. Este envolvimento com os diferentes profissionais traz a importância da comunicação e o enriquecimento referente às diferentes formas de lidar com pessoas dependentes do cigarro e as melhores estratégias a ser seguida para que a pessoa possa se manter saudável. Dentro dessa perspectiva as atividades desenvolvidas visam se constituir enquanto processos de interação e de trocas de experiências validadas pelo desenvolvimento da consciência crítica e reflexiva, a partir dos seguintes princípios: integração efetiva e produtiva entre ensino e serviço e construção coletiva do conhecimento de práticas e saberes da saúde.
5 - PROBLEMA
Como favorecer a promoção da saúde de pessoas viciadas no tabaco?
6 - OBJETIVOS GERAIS:
Pretendemos com esta intervenção acadêmica contribuir com a proteção e promoção à saúde dos pacientes e usuários de tabaco.
6.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS:
* Subsidiar a construção de uma política de prevenção ao tabagismo.
* Encorajar os pacientes tabagistas a deixarem de fumar.
* Contribuir para o planejamento e elaboração de uma proposta de intervenção interdisciplinar de direitos e expressão da fase de manutenção do tratamento.
7 – JUSTIFICATIVA
O presente projeto de intervenção pretende conhecer e analisar as condições de vida vivenciadas pelos tabagistas que participam do grupo de tabagismo do centro de saúde de Brazlândia e contribuir para a elaboração e uma proposta de intervenção interdisciplinar junto à população usuária do tabaco da cidade na perspectiva de uma melhor interação Universidade-Comunidade, através da educação para a vida e que atendam a necessidade integral do ser usuário e participante. Acreditamos que este estudo é importante para o Serviço Social como campo de atuação com as demais políticas públicas.
8 – PÚBLICO ALVO
Pessoas viciadas no tabaco em Brazlândia.
9 - DESCRIÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO E DOS RECURSOS INSTITUCIONAIS, FÍSICOS, MATERIAIS E HUMANOS NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES.
Será utilizado o auditório do centro de saúde para apresentação do projeto, a palestra será ministrada pela médica do nasf, e contará com apoio de assistente sociais, psicólogas e nutricionista da rede de proteção social básica e especial do distrito federal. Referente aos recursos materiais: data show, notebook, banner, panfleto, aparelhamento de som, água e luz.
...