ROTEIRO DO FILME ILHA DAS FLORES
Por: Bruna C Abreu • 18/11/2020 • Trabalho acadêmico • 459 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
ROTEIRO DO FILME ILHA DAS FLORES
Sabemos que o assistente social é chamado a prestar serviços que podem atuar ou criar outras formas de sociabilidade que problematizem a organização da sociedade, para que isso aconteça é necessária uma formação teórica e técnica precisa-se planejar o trabalho dar-lhe sentido teleológico. O profissional de serviço social deve ser criativo e competente, teórico e técnico, deve ser comprometido com os projetos profissionais.
Observando e analisando o filme Ilha das Flores diagnosticamos que ele é o retrato do desperdício oriundo dos processos de produção e consumo atuais mostrando como o capitalismo gera desigualdade social interferindo na Liberdade do ser humano, assistindo o filme com o olhar técnico de um profissional de serviço social podemos observar conflitos sociais, econômicos, ambientais e culturais. Assim com essa analise pontuamos e criamos intervenções para os problemas sociais encontrados.
Problemas sociais diagnosticados no filme:
- A Falta de acesso às garantias de direitos constitucionais saúde, educação, habitação e cultural.
- Violação de direitos de crianças e adolescentes.
- Relação de desigualdade social entre os seres humanos e a sua desvalorização
- A falta de acesso a política de Assistência Social, que é os serviços, programas, projetos e benefícios do SUAS.
- Falta de acesso aos serviços básicos: saúde, transporte público e saneamento básico.
- A falta de acesso a uma rede de distribuição de água limpa e potável
- Famílias fragilizadas por causa da questão social
- Intervenções a serem realizadas:
- Desenvolver e efetivar as ações da política da Assistência Social. A articulação garantirá a autonomia, o protagonismo e o acesso aos direitos sociais dos indivíduos, e da mesma forma, o fortalecimento dos seus vínculos familiares e sociais.
- Mapeamento das possíveis situações com eminente agravamento de violação de direitos ou vulnerabilidade social.
- Diagnosticar grupos a serem priorizados
- Integrar o sistema local de proteção e defesa civil e participar da estância.
- Criar e executar programas ao combate e erradicação da pobreza.
- Assegurar estrutura e condições para que a vigilância socioassistencial possa produzir mapas e diagnósticos das situações de vulnerabilidade no local.
- Realizar planejamento prévio em articulação com a rede de serviços e benefícios socioassistenciais adequada capacidade locais e integrada a outras políticas públicas ou específico da Assistência Social estabelecendo diretrizes para atuação do SUAS.
- Elaborar e executar procedimentos de busca ativa de famílias e indivíduos que precisam ser inseridos em serviços projetos programas e benefícios socioassistenciais.
- Realizar campanhas para o fortalecimento dos Direitos Humanos fundamentais e superação das situações de violação e violência garantidas por meio de seguro das seguranças socioassistenciais de sobrevivência.
- Criar espaços de discussões e incentivar o usuário a participar dos processos decisórios nestes espaços, conselhos/associações.
- Realizar a coleta de dados e informações a fim de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no local para encaminhar ao Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico)
...