TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racismo na Infância

Por:   •  6/5/2024  •  Artigo  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 2

        Ao estudar no desenvolvimento de um indivíduo, se faz necessário olhar para o local em que ele está inserido, para questionar como esta cultura, possa a vir impactar nessa pessoa. Contudo, a ciência psicológica ainda tem dificudade de entender o espectro de questões sociais que influenciam o comportamento e a saúde mental de pessoas não-brancas. Já que seus estudos majoritariamente se resumem ao padrão de vida dos brancos. Com isso, tende-se a invisibilizar e excluir as vivências e dores das pessoas negras.

                A negligência para com as pessoas negras começa desde sua gestação pois cerca de menos da metade das gestantes negras com nível regular de instrução tem acesso ao pré-natal (Leal et al, 2005). E, o maior indíce de violência/negligência  obstétrica ocorre com a população negra (Zanardo et al, 2017). Dados como esses são alarmantes, princialmente por conta do impacto que essas situações podem causar no decorrer  vida. Por isso é necessário passar a entender todo a repercussão do racismo desde a gestação, já que é nela que se inicia a vida de cada indíviduo. Após o nascimento a mãe e o bebê precisam enfretar o descaso da sociedade, como a necessidade da volta para o trabalho prematuramente, a dificuldade de pausa para amamentar, podendo causar desnutrição no recém-nascido e problemas de saúde na mãe, negligência no acesso a saúde, complicações no acesso a vagas em creches sendo esses mais notados principalmente entre as pessoas negras.

        E assim, desde a gestação de um bebê existe uma série impecilios propositais na vida dos negros, que visam criar uma visão específica o negro para que ao longo da sua vida ele possa entender “a o que ele pertence”. Essa idealização do papel do negro começo antes mesmo da escravidão e é o que Cida Bento chama de Pacto da Branquitude. Para ela, dentro da sociedade branca existe uma espécie de contrato social, denomidado como Pacto da Branquitude. No qual, por medo da extinção dos privilégios brancos cria-se uma imagem do negro como inferior e até ameçador. Esse pensamento configurou e estruturou toda a sociedade conhecida e está enraizado dentro de tudo que conhecemos e para isso denominamos Racismo estrtural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com