Reflexão sobre a prática profissional
Por: marcelagodoy • 14/5/2015 • Resenha • 501 Palavras (3 Páginas) • 345 Visualizações
Continuando a reflexão sobre a prática profissional, ações, instrumentos e abordagem teórica metodológica dentro da dimensão técnico-operativa, evidencia-se que o profissional de Serviço Social, baseado na capacitação teórico-metodológico critica e ético-políticadevem decifrar a realidade social e as contradições geradas pelo capitalismo.
Segundo Guerra, (2005) a formação do profissionaldeve ser capaz de garantir o aprimoramento técnico operativo e intelectual firmando o compromisso com a classe trabalhadora, sendo que os instrumentos técnicos devem auxiliar na sistematização das informações, construção e reconstrução das realidades e operacionalização da ação, preservando os direitos e propondo mudanças criativas à sua clientela.
Para tanto, torna-se necessário informações sistematizadas, pesquisa e planejamento até atingir a ação direta, somente sendo possível através de um instrumento técnico operativo.
Essa ação deve ser fundamentada na teoria, pois essa permite a compreensão do ser social, o contexto históricoe sua vivencia, superando o imediatismo e as contradições encontradas.
Contudo é necessário ir além das rotinas institucionais, do engessamento de instrumentais, e das banalização da problemática vivida. É fundamental que se desvende, compreenda,desmistifique a realidade, oferecendo mediação dos conflitos, e isso somente acontecerá se tiver clareza no referencial teórico.
Portanto, entendendo que os instrumentos são mediadores e potencializadores do trabalho devem conter informações relevantes para o início da ação, como a coleta de dados, identificação da demanda, o estabelecimento de prioridades e a devolutiva, podendo ser preenchido de maneira livre ou estruturada com perguntas.
Ao observarmos o instrumento técnico operativoutilizado em nossa prática no estágio, pudemos perceber que devem ser preenchidos de acordo com a pratica do profissional, as ações realizadas e as mudanças propostas da realidade apresentada. Inicialmente é necessário o preenchimento de todos os dados sócio econômico da família atendida e um histórico da dificuldade encontrada. Em seguida, em uma folha de alimentação de prontuário são anotados as informações importantes, como as observações da dinâmica familiar e da casa, documentação existente dos membros da família e encaminhamentos.
Após esses dados dá-se inicio à alimentação de prontuário que é a transcrição dos pontos relevantes dos atendimentos realizados, evolução do caso e resultados obtidos.
A partir da instrumentalização e sistematização de informações nota-se que a teoria respaldada no discurso crítico tenta explicar a realidade, que está no contexto do senso comum, promovendo a dicotomia entre teoria e prática.
Sendo assim, o profissional do Serviço Social deverá ter como requisito a disponibilidade e flexibilidade de pensar na teoria como base de suas ações para a prática, propondo práticas sociais inovadoras e criativas.
Contudo é necessário enfatizar que a construção do saber profissional, se dá a partir da investigação e discussão da riqueza escondida sob a trivialidade das ações e da pobreza baseado na fundamentação teórica de um conhecimento rigoroso e sistematizado.
O grande desafio é vencer as contradições entre a teoria e pratica, entendendo que somente através de instrumentos rigorosamente preenchidos e analisados o profissional do serviço social deixará o senso comum e o assistencialismo e poderá propor alternativas ricas e efetivas de políticas públicas sociais e de combate a pobreza.
...