Relatório de estagio supervisionado em serviço socail
Por: 14071993 • 8/11/2016 • Relatório de pesquisa • 1.516 Palavras (7 Páginas) • 384 Visualizações
NOME : Ana Larissa Alves de Oliveira RA - 413466
RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
CAMOCIM/CE
2015
NOME- Ana Larissa Alves de Oliveira RA - 413466
RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação à Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I
CAMOCIM-CEARÁ
2015
IDENTIFICAÇÃO
Ana Larissa Alves de Oliveira
Curso: Serviço Social
Tel: 88-997149343 e-mail: lalabella27@hotmail.com
Nivel do Estágio Supervisionado II
Local de Estágio : Centro de Referencia da Assistência Social-CRAS II
Endereço:
Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmica (a): Roberto
Nome do (a) Supervisor (a) Campo (a): Debora Rabelo Lima
Carga Horária : 150 horas
I. INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado II foi realizado no Centro de Referencia da Assistência Social CRAS II, no período de .... à .... Em cumprimento da disciplina Estágio Supervisionado II, do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera-UNIDERP, Polo Camocim-Ce, sob a supervisão acadêmica de .....e da supervisora de campo Debora Rabelo Lima.
O estágio supervisionado no curso de Serviço Social é uma exigência da Universidade vinculada à proposta do Curso de Serviço Social. Além disso, é importante analisar o estágio como uma ferramenta que possibilita um conhecimento voltado para teoria e prática. Nesta perspectiva é fundamental compreender a linha de pensamento de estágio a partir de suas observações no espaço onde está inserido. Neste caso, é preciso entender sua realidade social, econômica, e cultural.
Partindo deste pressuposto o estágio foi realizado no Centro de Referencia da Assistência Social buscando compreender a realidade e também a estrutura social da Instituição. E principalmente o publico que a mesma recebe e qual público deveria ser analisar pelas observações do estagiário.
Sendo assim, foi realizado as observações e acompanhamento ao um grupo de pessoa idosas. No caso, na instituição existe um projeto de intervenção com o título “Terceira idade Ativa” a instituição de forma prática e prazerosa busca desenvolver ações que inclua os idosos no contexto social, pois muitos que ali chegam vêm de casa por em muitas das vezes se sente excluída pela própria família.
Neste caso, processo de trabalho da assistente social do CRAS II, é identificado às características e suas formas de organização e gestão, através da articulação teórico-prática, por meio do confronto entre as situações identificadas no referido campo de estágio. As atividades realizadas durante o estágio supervisionado II foram importantes, pois através delas pode-se perceber á importância da atuação do profissional de serviço social no atendimento a pessoa idosa que precisa de ajuda e principalmente apoio, pois como estagiária do serviço social é preciso fazer uma analise sobre a teoria e prática refletindo as ações aplicada e contextualizada no campo do estágio.
II. DESENVOLVIMENTO
2.1. Identificação da Instituição
A Instituição Centro de Referencia da Assistência Social CRASII, é uma instituição pública que presta atendimentos à população de Camocim- Ceara e cidades circo-vizinhas, é mantida com uma verba do Governo do Estado. O CRAS atende a todas as classes sociais sem distinção de raça ou cor; faz atendimento a população de sua área de abrangência, realizando atendimentos e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Para poder atender a todas as demandas o CRAS realiza atividades que busca promover as ações e tarefas do serviço social. Desta forma, o mesmo vem executando tarefas promocionais como bingos, artesanato, feiras dentre outras para poder atender algumas atividades realizadas com a pessoa idosa bem como passeios, festas em datas comemorativas para envolver a pessoa idosa no processo de inclusão.
Além disso, foi importante observar também dentro do contexto da instituição que a mesma busca sempre está fortalecendo a dinâmica do acolhimento. Em vista as ações voltadas para integração da pessoa idosa no contexto social se percebeu como as atividades tem refletido em oportunidade de priorizar os saberes que são trabalhados e desenvolvidos ao longo do acompanhamento.
A instituição trabalha com atividades multidisciplinares envolvendo danças, palestras e atividades de Ed. Física dentre outras todas voltada para integração da pessoa idosa em seu convívio social. Essa é um das propostas ramificada e disseminada no contexto do CRAS II. A proposta de acolhimento da pessoa idosa é algo fundamental para as ações sociais.
Conforme (PRESTANA; SANTO, 2004) A institucionalização de idosos continua sendo um assunto delicado, visto que sua aceitação como alternativa de suporte social ainda não é consensual, embora seja indiscutível o aumento da demanda por este serviço. Nesta perspectiva é importante analisar a instituição que acolhe idoso como uma ferramenta capaz de promover e também acolher os idosos em um processo de inclusão. Daí a importância do serviço social o desenvolvimento do trabalho com pessoas idosas.
2.2. Atividades práticas realizadas
No período de realização do estágio supervisionado II, no centro de Referencia da Assistência Social foram executadas ações que potencializaram as descobertas e também a sistematização de atividades com foco no projeto de Intervenção da Terceira Idade Ativa. Nesta perspectiva foram realizadas várias atividades voltadas para integração e também com o processo de inclusão da pessoa idosa, pois em todo o percurso do estágio no CRAS II foram realizadas atividades de vivencias com os idosos. Mediante esse contexto se trabalhou também oficinas de Ed. Física que possibilitam a integração e adaptação de inclusão da pessoa idosa.
...